Ipec Alagoas: Paulo Dantas tem 24%, Rodrigo Cunha 21% e Collor 17%

Intenção de voto para o governo de Alagoas tem grande disputa para ver quem vai para o segundo turno. Pesquisa indica que Collor tem 41% de rejeição dos eleitores.

Paulo Dantas; Rodrigo Cunha e Fernando Collor. Fotos: Agência Brasil e Senado

Pesquisa do Ipec (formado por antigos gestores do Ibope) contratada pela Tv Gazeta aponta que Paulo Dantas (MDB) lidera a disputa para o governo de Alagoas com 24% das intenções de votos. Na sequência está Rodrigo Cunha (União Brasil) com 21% e Fernando Collor (PTB) com 17%.

Pelo levantamento, Paulo Dantas, atual governador do estado e que tem o apoio do ex-presidente Lula (PT), está empatado tecnicamente com Rodrigo Cunha dentro da margem de erro que é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Confira abaixo o resultado completo da pesquisa estimulada divulgada na quinta-feira (1):

  • Paulo Dantas (MDB) 24%
  • Rodrigo Cunha (União Brasil) 21%
  • Fernando Collor (PTB) 17%
  • Rui Palmeira (PSD) 15%
  • Bombeiro Militar Luciano Fontes (PMB) 1%
  • Luciano Almeida (PRTB) 1%
  • Professor Cícero Albuquerque (PSOL) 1%
  • Brancos e nulos 9%
  • Não souberam 12%

Leia também: Alagoas tem ‘disputa’ entre Renan Calheiros, Arthur Lira e Collor

Aprovação do governo

O governador Paulo Dantas assumiu o posto em maio de 2022 para um mandato-tampão até o final do ano. Eleito indiretamente pela Assembleia Legislativa do estado, exercia o cargo de deputado estadual.

A pesquisa Ipec também avaliou a aprovação do governo de Dantas. 39% dos eleitores classificaram como ótima/boa, 34% como regular, 12% ruim e péssima e 16% não souberam avaliar.

Rejeição

No quesito rejeição, Fernando Collor, ex-presidente que sofreu processo de impeachment, desagrada a maioria do eleitorado. Quando perguntados em quem não votariam, Collor teve 41%, Dantas 21%, Palmeira 20%, Cunha 15%, Almeida 12%, Albuquerque 12%, Fontes 11%. Já 8% dos eleitores indicaram que poderiam votar em todos e 16% não souberam ou não opinaram.

Para a pesquisa Ipec em Alagoas foram ouvidas 800 pessoas entre 29 e 31 de agosto. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos e tem um nível de confiança de 95%. A pesquisa tem registro no TRE pelo número AL-00838/2022.