Ipec: Governo Bolsonaro é reprovado por 57% dos brasileiros

O índice é o mesmo da pesquisa anterior, de 15 de agosto. A aprovação ficou em 38%.

Jair Bolsonaro (PL) | Foto: AFP

A nova pesquisa Ipec (antigo Ibope), encomendada pela TV Globo e divulgada na noite desta segunda-feira (29), mostra que o governo de Jair Bolsonaro (PL) segue sendo reprovado pela maioria dos brasileiros. Cerca de 57% da população reprova a gestão do presidente, o mesmo índice do último levantamento, em 15 de agosto. Os que consideram sua forma de comandar o país correta são 38%. Outros 5% não souberam responder.

Esse índice permanece sendo um problema para o chefe do executivo, que tenta a reeleição, visto que ele continua em segundo lugar nas intenções de voto com 32% da preferência do eleitorado, enquanto o líder, Lula (PT), tem 44%, o que sugere uma possível vitória do petista no primeiro turno.

Avaliação do governo

Outro número catastrófico para Bolsonaro diz respeito à avalição de seu governo. Para 43% dos brasileiros, a gestão do presidente é “ruim ou péssimo”, contra 31% que o consideram “bom ou ótimo”. Os que acham seu governo regular somam 24%. Diante de um quadro extremamente negativo, a situação do presidente ante as eleições, daqui a 35 dias, é muito difícil.

O levantamento ouviu 2.000 pessoas entre os dias 26 e 28 de agosto em 128 municípios brasileiros. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o código BR01979/2022.

Leia também: Lula continua 12 pontos à frente na corrida presidencial, diz pesquisa IPEC

Autor