Deputados europeus se encontraram com Lula em São Paulo (SP)

Lula falou sobre preservação da Amazônia e medidas contra as mudanças climáticas aos eurodeputados, que demonstram preocupação com ataques às urnas por bolsonaristas.

Foto: Ricardo Stuckert

Em São Paulo, deputados europeus se encontraram com o ex-presidente Lula (PT) nesta segunda-feira (30). No encontro, os eurodeputados de esquerda demonstraram esperar, em uma possível vitória de Lula, novas oportunidades nas relações bilaterais com o Brasil, ao contrário do que ocorre com presidente Jair Bolsonaro (PL). Segundo a presidente dos Socialistas e Democratas no Parlamento Europeu (Grupo S&D), Iratxe García, Bolsonaro e sua equipe deterioraram a imagem do país e a misoginia dele é conhecida por todos.

Já o presidente do Partido Socialista Europeu (PES) Sergei Stanichev, manifestou a preocupação da comunidade europeia com as acusações, sem apresentar provas, que Bolsonaro tem feito contra o sistema eleitoral.

Diálogo e proteção ambiental

Segundo a comunicação do ex-presidente Lula, a União Europeia e o mundo estão com saudades de um Brasil com diálogo e diplomacia.

Na pauta do encontro ainda foram debatidas as mudanças climáticas e a preservação da Amazônia. Neste aspecto, o programa de Lula-Alckmin evoca “missões socioambientais” para o futuro governo e elenca como norte a “defesa da Amazônia, combate ao desmatamento, respeito às leis ambientais e proteção dos povos indígenas, aliado ao enfrentamento das mudanças climáticas”.

Leia também: Plataforma recebeu mais de 13 mil propostas para plano de governo de Lula

O projeto da chapa também se dispõe a “harmonizar a proteção dos ecossistemas em risco” com a “promoção do desenvolvimento sustentável”. A ordem é enfrentar e superar “o modelo predatório de exploração e produção, atualmente, agravado pela completa omissão do governo”. Para completar, traz: “Combateremos o crime ambiental promovido por milícias, grileiros, madeireiros e qualquer organização econômica que aja ao arrepio da lei. Nosso compromisso é com o combate implacável ao desmatamento ilegal e promoção do desmatamento líquido zero, ou seja, com recomposição de áreas degradadas e reflorestamento dos biomas”.

Também participaram os eurodeputados Pedro Marques, vice-presidente do S&D (PS português); Maria Manuel Leitão Marques, coordenadora S&D da Assembleia Parlamentar Euro-Latino-americana (PS português); Javi Lopez, copresidente da Assembleia Parlamentar Euro-Latino-americana (Partido Socialista da Catalunha/Espanha); Andreas Schieder, copresidente do Global Progressive Forum (Partido Social-Democrata da Áustria); Laura Ballarin Cereza, chefe de gabinete da presidenta S&D.

Além do grupo de deputados socialistas europeus, Lula também encontrou com o jurista francês, Willian Bourdon.

A presidente do PT, Gleisi Hoffman, o ex-ministro das Relações Exteriores Celso Amorim e o coordenador do programa de governo da chapa de Lula-Alckmin, Aloizio Mercadante, também estiveram na ocasião.

Com informações de agências