1ª pesquisa pós-sabatinas no JN mostra Lula consolidado na liderança

Nos cenários de segundo turno, Lula vence qualquer adversário. Contra Bolsonaro, a vantagem seria, hoje, de 52% a 39%

As intenções de voto dos brasileiros não se alteraram após a rodada de sabatinas dos principais presidenciáveis ao Jornal Nacional, da TV Globo. A pouco mais de um mês para o primeiro turno da disputa à Presidência da República, pesquisa do Instituto FSB encomendada pelo BTG Pactual e divulgada nesta segunda-feira (29/8) mostra que o cenário permanece estável.

Em simulação de primeiro turno, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece com 43%, contra 36% do atual presidente, Jair Bolsonaro (PL). Na sequência, aparecem o ex-ministro Ciro Gomes (PDT), com 9%, e a senadora Simone Tebet (MDB), com 4%.

Bolsonaro manteve sua pontuação se comparado com a pesquisa anterior, de 15 dias atrás. Lula e Tebet oscilaram dentro da margem de erro. Já o crescimento de Ciro – de três pontos percentuais – foi o único além da margem de erro.

Vera Lúcia (PSTU) e Pablo Marçal (Pros) têm 1%, cada um. Os demais candidatos – Eymael (DC), Felipe d’Ávila (Novo), Leonardo Péricles (UP), Roberto Jefferson (PTB), Sofia Manzano (PCB) e Soraya Thronicke (União) – não pontuaram.

Nos cenários de segundo turno, Lula vence qualquer adversário, consolidando-se na liderança. Contra Bolsonaro, a vantagem seria de 52% a 39%. Conforme o levantamento, 82% dos eleitores de Lula dizem que essa decisão é definitiva e que, portanto, não mudarão o voto.

Bolsonaro é o candidato com mais votos fiéis: 89% de seus eleitores declaram que estão convictos do voto. Em contrapartida, 55% dos brasileiros dizem que não votariam no atual presidente de jeito nenhum, num reflexo da rejeição a seu governo: 45% consideram a gestão bolsonarista no Planalto “ruim” ou “péssima”.

A pesquisa BTG/FSB ouviu 2 mil pessoas de 26 a 28 de agosto. A margem de erro é de dois pontos percentuais.

Autor