Maria Bethânia e Chico Buarque lerão clássicos da literatura em evento na USP

Artistas farão suas participações por vídeo; seminário ocorrerá em SP, de 29 de agosto a 2 de setembro

Maria Bethânia (Foto: Jorge Bispo) e Chico Buarque (Foto: Daryan Dornelles)

A abertura do seminário USP Pensa Brasil, que acontece nesta segunda-feira (29), às 19 horas, contará com uma performance mais do que especial. O cantor, compositor e escritor Chico Buarque de Holanda lerá fragmentos do livro “Raízes do Brasil”, do historiador, e seu pai, Sérgio Buarque de Holanda, um dos mais importantes clássicos da historiografia e da sociologia brasileiras. O livro já teve mais de 200 mil unidades vendidas, inclusive no exterior – e é uma das referências em todos os debates que dominarão o evento. 

O seminário da USP será realizado entre 29 de agosto e 2 de setembro, sob coordenação da vice-reitora Maria Arminda do Nascimento Arruda, e reunirá nomes como Conceição Evaristo, Ailton Krenak, Silvio Almeida, Nelson Jobim, Sonia Guajajara e padre Julio Lancellotti.

Já a cantora Maria Bethânia, por sua vez, encerrará o encontro recitando trechos de “Macunaíma”, obra-prima de Mário de Andrade. Tanto ela quanto Chico farão suas participações por vídeo.

Leia também: Seminário “USP Pensa Brasil” debate impasses da cultura no país

A programação do seminário traz temas como agricultura e pecuária, desigualdades, democracia, cidades, cultura e artes, educação, economia, energia, indústria, meio ambiente e saúde, que serão abordados em conferências, debates e atividades artísticas ao longo dos cinco dias de evento. Ações em celebração ao centenário da Semana de Arte Moderna e do bicentenário da Independência do Brasil, comemorados em 2022, também serão realizadas.

No dia 2 de setembro, último dia do USP Pensa Brasil, às 18 horas, será feito o lançamento do Observatório USP das Instituições, que busca discutir, de forma permanente, os problemas do país apontados durante o evento. A cerimônia terá a participação do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Ricardo Lewandowski.

A Cidade Universitária, em São Paulo, receberá ao todo cerca de 60 atividades em diversos pontos do campus. Haverá, ainda, transmissão remota para os que não puderem comparecer presencialmente.

SERVIÇO

USP Pensa Brasil
Quando: 29 de agosto a 02 de setembro
Onde: Universidade de São Paulo – Campus Butantã – São Paulo/SP
Horário: a partir das 9 horas
Entrada: gratuita – mediante prévia inscrição: https://www.pensabrasil.usp.br/inscricoes

Acesse o programa completo do seminário aqui.

Autor