Deputados do PCdoB estão entre mais votados do Prêmio Congresso em Foco

Orlando Silva e Jandira Feghali figuram entre os mais votados pelo júri na categoria “Melhores na Câmara”.

15º edição do Prêmio Congresso em Foco 2022 | Foto: Paulo Negreiros

Os deputados federais Orlando Silva (PCdoB-SP) e Jandira Feghali (PCdoB-RJ) foram agraciados nesta quinta-feira (26) com o Prêmio Congresso em Foco 2022. Cada um deles recebeu duas premiações na categoria “Melhores na Câmara”. A premiação contempla deputados e senadores das cinco regiões do país, da direita à esquerda, com o objetivo de valorizar os congressistas que mais se destacaram ao longo do ano na produção legislativa.

Jandira foi considerada uma das melhores deputadas tanto na escolha dos jornalistas, quanto na votação pela internet, onde recebeu 20.365 votos ficando entre os 10 mais votados na categoria. Ex-deputada estadual, ela está em seu sétimo mandato na Câmara, onde estreou em 1991. 

Já Orlando ficou entre os melhores deputados nas escolhas dos jornalistas e do júri especializado. Ex-ministro do Esporte dos governos Lula e Dilma Rousseff, o parlamentar foi eleito deputado federal em 2014 e reeleito em 2018. Nas redes sociais, o parlamentar celebrou a indicação.

Em vídeo de agradecimento, Orlando expressou todas as dificuldades percorridas até estar entre os parlamentares mais influentes do Congresso. “Quem vem de baixo na sociedade sabe o desafio que é manter a postura na alta. Todos os dias é um desafio diferente, sem jamais esquecer que sou filho de trabalhadores, que estou aqui representando o povo e que cada conquista que alcançamos não é individualmente minha, mas é coletivamente nossa”, escreveu.

Esta é a 15ª edição do Prêmio Congresso em Foco. O evento aconteceu no espaço Porto Vittoria, em Brasília, e contou com a presença de 350 pessoas.

A premiação foi criada em 2006 para, segundo o site Congresso em Foco, “fortalecer a democracia, estimular a cidadania a avaliar o desempenho de deputados e senadores e valorizar aqueles que, no entendimento da sociedade, melhor a representam.”

Disputam o prêmio os parlamentares que exerceram o mandato por ao menos 60 dias este ano, que não são alvos de denúncia criminal e que não respondem a ações penais ou de improbidade administrativa.

Autor