Casagrande tem 49% das intenções de voto para o governo do Espírito Santo

Candidato à reeleição, Renato Casagrande conta com o apoio do ex-presidente Lula, enquanto o segundo colocado nas pesquisas, Manato (21%), é do partido de Jair Bolsonaro.

Renato Casagrande. Foto: Hélio Filho/Secom

Pesquisa RealTime Big Data para o governo do Espírito Santo, divulgada na quinta-feira (25), mostra o candidato à reeleição Renato Casagrande (PSB) na frente das pesquisas de intenção de voto com 49%. Em segundo está Carlos Manato (PL) com 21%.

Confira os números com todos os candidatos na pesquisa estimulada:

Renato Casagrande (PSB): 49%
Manato (PL): 21%
Guerido Zanon (PSD): 6%
Audifax (Rede): 4%
Aridelmo (Novo): 2%
Capitão Vinicius Sousa (PSTU): 2%
Claudio Paiva (PRTB): 0%
Brancos/Nulos: 6%
Não sabem/Não responderam: 10%

Leia também: Pesquisa Ipec: Casagrande pode vencer no 1º turno no Espírito Santo

Enquanto Casagrande conta com o apoio do ex-presidente Lula (PT) e é do mesmo partido que o candidato à vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), os ex-deputado federal Carlos Manato está na base de apoio de Jair Bolsonaro (PL).

Nas eleições para governador em 2018 que sagrou Casagrande governador, a disputa também se deu entre os dois candidatos. Na época, Manato era filiado ao PSL partido por qual Bolsonaro se elegeu.

A disputa foi definida no primeiro turno com 55,49% dos votos válidos para Casagrande contra 27,22% de Manato. O candidato do PSB já havia ocupado o posto de governador pelo mesmo partido entre 2011 e 2015.

A pesquisa realizada pela RealTime Big Data foi encomendada pela Rede Vitória com a Record TV e tem margem de erro de 3% para mais ou para menos. Foi realizada entre 23 e 24 de agosto por telefone com 1500 eleitores. Está registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número ES-09325/2022.