Política externa dos governos Lula é tema de livro fotográfico

Publicação mostra momentos importantes dos oito anos do governo Lula, quando o Brasil era prestigiado por suas relações internacionais e sua política ativa e altiva

Haddad, Lula, Stuckert e Amorim durante lançamento. Foto: Instituto Lula

Ponto de destaque dos governos Lula, a política externa brasileira daqueles oito anos ganhou um livro especial, que conta essa história por meio de imagens feitas pelo fotógrafo oficial do ex-presidente, Ricardo Stuckert. “O Brasil no Mundo”, publicação do Instituto Lula, conta com mais de 700 fotos e foi lançado nesta segunda-feira (22). 

O livro, que pode ser baixado gratuitamente, retrata encontros do ex-presidente com líderes mundiais, como Nelson Mandela, Pepe Mujica, Hugo Chávez, Barack Obama, George W. Bush, Fidel Castro, Angela Merkel, entre muitos outros. 

“É um livro cultural, com o essencial escrito, para que as pessoas mais humildes possam ter acesso pela internet e saber o que é possível um país fazer quando os governantes têm decisões políticas a ser tomadas”, disse Lula sobre a obra, durante o lançamento, ocorrido no Auditório Simon Bolivar, em São Paulo. O evento contou com a participação de ex-ministros de Estado e do ex-governador paulista Geraldo Alckmin.

Lula definiu sua política externa como um ganha-ganha e declarou: “o Brasil, com sua grandeza, tem de jogar esse papel. Temos de crescer juntos e o Brasil tem de ser o indutor disso. Quem é maior, quem tem mais força é que tem de ser generoso, tratar de igual pra igual e se fazer respeitar.”

Lula durante a 58ª Assembleia da ONU

Durante o evento, Ricardo Stuckert comentou sobre a estranheza de estar do “outro lado” da câmera. “Muito estranho e muito gratificante. Quando a gente vê a importância que a fotografia tem. Não existe futuro sem passado. Essas fotos ajudam a lembrar que fomos muito felizes nesses anos que o senhor foi presidente”, destacou. “Fizemos 139 viagens, visitamos mais de 80 países. Nessas fotos a gente pode ver um Brasil que pode voltar a ser feliz”. 

Na apresentação do livro, o ex-chanceler Celso Amorim destacou: “Não se trata aqui de um balanço da política externa brasileira nos oito anos decorridos desde o início do primeiro mandato, em janeiro de 2003. O que temos diante de nós é o testemunho de nosso potencial como país e como povo. Ao folhear esta compilação de imagens nos defrontamos com um Brasil que construiu sua forte presença na cena mundial, de forma solidária, altiva e ativa”. 

A publicação traz ainda  homenagens póstumas ao ex-assessor internacional Marco Aurélio Melo e a Paulo César de Oliveira Campos, o POC, chefe de Cerimonial na presidência da República entre 2003 e 2009.

Para baixar o livro gratuitamente, clique aqui.