Pesquisa Ipec: Casagrande pode vencer no 1º turno no Espírito Santo

Apoiado por Lula, o governador Casagrande lidera as pesquisas de intenção de voto com 52%. O ex-deputado Carlos Manato está em segundo com 10%, mostra pesquisa Ipec.

Governador e candidato à reeleição Renato Casagrande. Foto: Hélio Filho/Secom

Divulgada na última quarta-feira (17), pesquisa do instituto Ipec (formada por antigos gestores do Ibope) coloca o governador e candidato à reeleição no Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), com ampla vantagem nas intenções de voto. Com 52%, o governador tem chances de vencer no primeiro turno as eleições. Ele conta com apoio do ex-presidente Lula (PT), que tem como vice Geraldo Alckmin (PSB), do seu partido.

Em segundo na disputa está o ex-deputado federal Carlos Manato (PL) com 10%, seguido por Audifax Barcelos (Rede) com 7%, Guerino Sanon (PSD) com 5%, Capitão Vinicius Sousa (PSTU) com 2%, Aridelmo Teixeira (Novo) e Cláudio Paiva (PRTB), ambos com 1%. Brancos e nulos tiveram 11% e não sabe ou não responderam também 11%.

As chances de vitória do governador no primeiro turno são grandes. No entanto é preciso considerar que a pesquisa tem margem de erro de 4 pontos percentuais para mais ou para menos.

Para a pesquisa Ipec no Espírito Santo foram ouvidas 608 pessoas em 24 muncípios entre os dias 14 e 16 de agosto de 2022. O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral. A pesquisa foi contrata pela Gazeta do Espírito Santo. Está registrada no TRE do Espírito Santo sob o protocolo Nº ES-09385/2022 e no TSE sob o protocolo Nº BR-07979/2022.