Bolsonaro descontrolado é somatório de fatos ruins para sua campanha

Bolsonaro demonstrou que não anda tranquilo. Após ser criticado, ele agarrou Wilker Leão pela camisa e tentou tomar o celular do youtuber

Bolsonaro agride youtuber (Foto: Reprodução do Twitter)

O colunista do UOL Tales Faria apurou que Bolsonaro saiu irritado da cerimônia de posse de Alexandre de Moraes na Presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O presidente avaliou que tinha caído numa armadilha após presenciar calado um sermão do ministro a favor da democracia e em defesa das urnas eletrônicas.

No entorno dele houve quem desmentisse essa irritação dando ar de normalidade para o evento. Porém, nesta quinta-feira (18), na saída do Palácio da Alvorada, Bolsonaro demonstrou que não anda tranquilo. Após ser criticado, ele agarrou Wilker Leão pela camisa e tentou tomar o celular do youtuber.  

Mais cedo numa coletiva, Bolsonaro já havia perdido o controle ao ser questionado sobre os empresários bolsonaristas que apoiam golpe de estado no caso de uma eventual vitória de Lula.

Kennedy Alencar, outro colunista do UOL, comparou dois fatos extremamente negativos para Bolsonaro só neste mês. O ato do dia 11 de agosto, por exemplo, mostrou a resistência da sociedade contra a posição golpista do presidente.

Leia mais: Isolado, Bolsonaro pode recuar de ataques no 7 de setembro

E no dia 16 [posse de Moraes], diz o jornalista, “evidenciou a união da classe política contra as ameaças autoritárias do atual presidente da República, que ouviu calado e de cara fechada um sermão de Alexandre de Moraes em defesa da democracia”.

“Os dias 11 e 16 de agosto foram históricos. O Brasil se afirma maior do que esse pesadelo político, econômico e social que chegou ao poder em 2018. Prestigiada na posse de Moraes, a urna eletrônica guiará Bolsonaro de volta ao lugar que ele merece na História e do qual nunca deveria ter saído: a lata de lixo”, concluiu Alencar.

Além desses dois eventos, soma-se para piorar o astral do presidente o manifesto do PIB e os resultados das últimas pesquisas eleitorais sem o desejado crescimento.

Posse de Alexandre de Moraes (Foto: Antonio Augusto/Secom/TSE)

Descontrole

Aliás, o descontrole de Bolsonaro diante do youtuber repercutiu no Congresso. A vice-líder da oposição na Câmara dos Deputados, Perpétua Almeida (PCdoB-AC) foi taxativa: “Bolsonaro é um covarde que não aguenta ser confrontado. Apela logo para violência e já chama os capangas para lhe defender”.

“Bolsonaro confrontou um youtuber – crítico do seu governo – em frente ao Palácio da Alvorada. A ex-presidenta Dilma e o ex-presidente Lula também foram duramente criticados na mídia, mas nunca se viu tamanho empenho da parte deles em tentar censurar uma opinião”, disse o vice-presidente do PCdoB na Câmara, Daniel Almeida (BA).

“A ‘Liberdade de Expressão’ que Bolsonaro tanto diz defender só vai até onde ele aguenta! Agora pouco em Brasília, Bolsonaro perde a linha, vai pra cima de YouTuber e deixa claro seu desespero: Isso é medo de perder as eleições!”, escreveu no Twitter o deputado Orlando Silva (PCdoB-SP).

A deputada Benedita da Silva (PT-RJ) considerou a agressão mais um absurdo cometido por  Bolsonaro. “Como pode partir pra cima de um cidadão, querendo pegar o celular dele? Não podemos admitir essa violência! Bolsonaro é um descontrolado e está desesperado porque sabe que perderá as eleições”, disse a parlamentar.

O líder da oposição no Senado, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), classificou o episódio como um ato autoritário: “Bolsonaro tentou tomar o celular de uma pessoa que o questionava sobre a sua covardia e corrupção no governo. Em 1983, em plena ditadura militar, o general Newton Cruz agredia um jornalista durante uma entrevista coletiva. Não é coincidência! Coisa típica do autoritarismo!”.

Autor