Alckmin diz que, com Bolsonaro, educação virou escândalo e saúde retrocedeu

O ex-governador de São Paulo discursou em comício em Belo Horizonte, acompanhado de Lula, Alexandre Kalil e Alexandre da Silveira, candidatos ao governo de Minas e ao Senado.

Lula e Alckmin Foto: Ricardo Stuckert

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, da Coligação Brasil da Esperança, participam nesta noite de quinta-feira (18), em Belo Horizonte, de Ato pela Democracia. O evento tem também a presença do ex-prefeito Alexandre Kalil, que concorre ao governo do estado.

Segundo maior colégio eleitoral e espécie de síntese do Brasil, Minas tem papel relevante na defesa da democracia e é berço de grandes nomes do cenário político nacional. A Praça da Estação, local escolhido para o encontro, é um dos símbolos da luta democrática e já recebeu Lula em diversas ocasiões.

O ex-governador de São Paulo e candidato a vice-presidente, Geraldo Alckmin (PSB), apontou para a situação preocupante do país, sob o governo de Bolsonaro. “O Brasil vive uma grande ameaça”. Com Bolsonaro na Presidência, “a Educação virou escândalo e a Saúde retrocedeu”, disse referindo-se a irregularidades investigadas envolvendo o ministro Milton Ribeiro e também o modo como o Sistema Único de Saúde foi tratado com várias trocas de ministro, em plena pandemia.

Leia também: Em BH, Lula diz que estatais vão contribuir para o desenvolvimento e industrialização

“Chegou o tempo da mudança. Vamos juntos por Minas e pelo Brasil”, afirmou Alckmin, evocando o slogan da coligação.

O candidato a governador Alexandre Kalil (PSD) disse que, como prefeito de Belo Horizonte, teve foco em projetos sociais. “Esta é a cidade que eu cuidei. Governar é cuidar das pessoas”, afirmou. O ex-prefeito reeleito em 2020 tem sua gestão com alta aprovação na capital. Ele enfrenta o atual governador bolsonarista à reeleição Romeu Zema (Novo).

Definindo Lula como “o maior líder social deste país”, Kalil afirmou que as elites estão “com medo” da vitória da esquerda. “Quando a senzala lê, a Casa Grande treme.”

Com o brado “Fora, Bolsonaro”, o senador e candidato à reeleição, Alexandre da Silveira (PSD), afirmou que “Minas quer reencontrar o Brasil”. Ele exaltou a “vontade” de Lula em “construir um Brasil mais justo e fraterno”.

Leia também: Datafolha: Lula tem 15 pontos de vantagem sobre Bolsonaro no 1º turno

Autores