Terceira pesquisa da semana confirma dianteira de Lula

Sondagem Genial/Quaest mostra ex-presidente com 12 pontos à frente de Bolsonaro, que tem 33%. No segundo turno, diferença vai para 51% a 38%

Foto: Ricardo Stuckert

Nova pesquisa sobre a corrida presencial, desta vez da Genial/Quaest, divulgada nesta quarta-feira (17), mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) 12 pontos percentuais à frente de Jair Bolsonaro (PL) nas intenções de voto estimuladas, com 45% contra 33%. Este é o terceiro levantamento desta semana a cravar Lula na dianteira. 

Segundo a pesquisa, Ciro Gomes (PDT) está em terceiro com 6%, seguido por Simone Tebet (MDB), com 3%. Os candidatos Felipe d’Avila (Novo), José Maria Eymael (DC), Leonardo Péricles (UP), Sofia Manzano (PCB), Soraya Thronicke (União Brasil) e Vera Lúcia (PSTU) não pontuaram. Ao todo, 6% declararam que votarão em branco, nulo ou que não votarão, mesma proporção do que se dizem indecisos. 

Leia também: Lula cresce 4 pontos e amplia vantagem sobre Bolsonaro, diz pesquisa

No caso de um segundo turno, Lula teria 51% contra 38% de Bolsonaro das intenções estimuladas. A diferença aumenta consideravelmente, 30%, quando o recorte leva em conta aqueles que recebem o Auxílio Brasil. Neste caso, Lula vai a 57% e Bolsonaro fica com 27%. 

A pesquisa foi feita entre os dias 11 e 14 de agosto, com duas mil pessoas e tem 95% de confiabilidade. Está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-01167/2022.

O resultado vai ao encontro das outras duas pesquisas divulgadas nesta semana. Na segunda-feira (15), sondagem do BTG Pactual mostrou que Lula passou de 41% em 8 de agosto para 45% agora e Bolsonaro se manteve com 34%. No mesmo dia foi divulgada pesquisa Ipec mostrando Lula com 44% contra 32% de Bolsonaro. 

Leia também: Lula venceria hoje no 1º turno, diz Ipec/TV Globo