Lula destaca incômodo de Bolsonaro na posse do novo presidente do TSE

“Eu compreendo isso, porque ele não gosta de democracia, e ontem foi um ato em defesa do Estado Democrático no Brasil”, disse o ex-presidente

Lula cumprimenta Moraes (Foto: Ricardo Stuckert)

O ex-presidente Lula disse que Bolsonaro estava incomodado na posse do ministro Alexandre de Moraes na Presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na noite desta terça-feira. De acordo com ele, o desconforto do presidente era visível diante de um evento que defendeu a democracia, eleições limpas e a paz.

“Bolsonaro estava muito incomodado ontem no TSE, porque ouviu tantas vezes a palavra democracia e críticas às mentiras. Era visível o desconforto. E eu compreendo isso, porque ele não gosta de democracia, e ontem foi um ato em defesa do Estado Democrático no Brasil”, avaliou Lula.

Para o ex-presidente, o ambiente democrático incomodou Bolsonaro. “Ele estava muito incomodado porque nunca tinha ouvido tantas vezes a palavra democracia, tantas críticas ao autoritarismo e às fake news. Cada discurso que falava um pouco de democracia, era visível a cara dele de constrangimento”, avaliou Lula.

Leia mais: Discurso demolidor de Alexandre de Moraes é um antídoto contra golpismo

“Eu compreendo esse comportamento dele, pois ele passou o tempo inteiro desaforando a Justiça Eleitoral, desacreditando a urna eletrônica, desmoralizando as instituições, e ontem foi um ato de fortalecimento do processo de Estado de Direito Democrático do Brasil”, disse.

O ex-presidente classificou a posse como “ato da civilidade” em que as lideranças que defendem a democracia se uniram para dizer que pregam pela “paz, tranquilidade, trabalho e eleições limpas”.

“Nós queremos debates democráticos na televisão e no rádio, e que o resultado seja respeitado por todos. Ontem foi um sinal muito forte da sociedade brasileira, dizendo que a maioria soberana quer democracia, brigou por democracia, e consolidou isso”, afirmou.

Bolsonaro visivelmente desconfortável na posse (Foto: Reprodução)
Autor