Minas: Kalil inicia campanha com 22% de intenções de voto; Zema lidera

Governador tem seu pior percentual em pesquisas eleitorais desde março, apesar de sua candidatura ter ampla blindagem da mídia

Foto: Ricardo Stuckert

O ex-prefeito de Belo Horizonte Alexandre Kalil (PSD) inicia nesta terça-feira (16) a campanha ao governo mineiro em boas condições. Mesmo desconhecido da maioria do eleitorado de Minas Gerais, Kalil – que tem o apoio do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) – aparece com 22% das intenções de voto, conforme pesquisa Ipec/TV Globo divulgada na noite desta segunda-feira (15).

O levantamento mostra o governador bolsonarista e candidato à reeleição, Romeu Zema (Novo), na liderança, com 40%. Embora cada instituto tenha abrangência e metodologias próprias, o desempenho de Zema na sondagem do Ipec preocupou sua campanha. É o pior percentual do governador em pesquisas eleitorais desde março, apesar de sua candidatura ter ampla blindagem da mídia.

Carlos Viana (PL), candidato que em tese tem o apoio do presidente Jair Bolsonaro, está com 5% dos votos, sendo seguido por Marcus Pestana (PSDB, 2%), Cabo Tristão (PMB, 1%), Lorene Figueiredo (PSOL, 1%), Lourdes Francisco (PCO, 1%), Renata Regina (PCB, 1%) e Vanessa Portugal (PSTU, 1%). Brancos e nulos somam 11%. Além disso, 15% dos eleitores se dizem indecisos.

Na pesquisa espontânea, a vantagem de Zema para Kalil cai de 18 para oito pontos percentuais – 22% a 14%. É a sondagem em que os entrevistados apontam seus candidatos sem nenhuma lista prévia. Daí o elevado índice de indecisos – 47%.

Outra contrapartida para Zema é que, entre todos os concorrentes ao Palácio Tiradentes, ele é o que tem a maior rejeição. Segundo o Ipec, 16% dos eleitores mineiros afirmam que não votariam de jeito nenhum no governador, ante 14% que dizem não votar jamais em Kalil.

Já o ex-prefeito de Belo Horizonte tem como trunfo a dobradinha com Lula. Na pesquisa Ipec para a Presidência da República no estado, Lula está com 39% das intenções de voto dos mineiros, e Bolsonaro, com 26%. A campanha de Kalil espera que o começo da campanha e, acima de tudo, o horário eleitoral gratuito em rádio e TV ajudem a mudar o quadro,

Na disputa ao Senado, Cleitinho Azevedo (PSC) tem 9%, Alexandre Silveira (PSD) e Pastor Altamiro Alves (PTB) somam 5%, cada, e Bruno Miranda (PDT) marca 4%. Também pontuaram Marcelo Álvaro Antônio (PL, 3%), Sara Azevedo (PSOL, 3%), Gilson Reis (PCdoB, 2%), Irani Gomes (PRTB, 2%), Marcelo Aro (PP, 2%), Dirlene Marques (PSTU, 1%) e Naomi Coura (PCO, 1%). Embora tenham sido citados, Marcelo Álvaro Antônio e Gilson Reis não serão candidatos ao Senado.

A pesquisa Ipec ouviu 1.200 eleitores, em 67 cidades mineiras, de 12 a 14 de agosto. A margem de erro é de três pontos percentuais.

Autor