Mesmo confirmando presença, Bolsonaro não planeja ir à posse no TSE

O deputado federal André Janones denunciou que o presidente quer usar a presença de Lula no local para associá-lo a uma espécie de conluio com o STF

O ministro Alexandre de Moraes (Foto: Carlos Moura/STF)

Na sua conta no Twitter, o deputado federal André Janones (Avante-MG) denunciou que Bolsonaro planeja não comparecer na posse de Alexandre de Moraes como presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nesta terça-feira (16). De acordo com o parlamentar, uma “fonte segura” lhe informou que o presidente quer usar a presença de Lula no local para reforçar a existência de um conluio do ex-presidente com o Supremo Tribunal Federal (STF).

“Fonte segura: apesar de ter confirmado presença, Bolsonaro ñ planeja ir na posse de Alexandre de Moraes no TSE. O objetivo é explorar a presença de Lula na cerimônia, pra reforçar nas redes a narrativa de conluio com o STF”, escreveu Janones no Twitter.

Na solenidade, que está prevista para começar às 19h, também tomará posse o ministro do STF Ricardo Lewandowski como vice-presidente do TSE. Estão confirmadas as presenças da ex-presidente Dilma Rousseff, o ex-presidente Michel Temer e o ex-presidente Lula. Os presidenciáveis Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB) também confirmaram presenças.

Leia mais: MP Eleitoral pede no TSE multa a Bolsonaro por fala a embaixadores

Em contraponto a Bolsonaro, Moraes é uma das vozes na defesa constante da democracia, das instituições e da segurança das urnas eletrônicas. Nas suas redes sociais, o ministro se posicionou recentemente em defesa dos atos pela democracia.

“No histórico dia 11/8, a Faculdade de Direito da USP foi palco de importantes atos em defesa do Estado de Direito e das Instituições, reforçando o orgulho na solidez e fortaleza da Democracia e em nosso sistema eleitoral, alicerces essenciais para o desenvolvimento do Brasil”, postou.

Além disso, quem vai comandar o processo eleitoral em outubro ressaltou que a intolerância, a violência e o ódio são inimigos da democracia e do desenvolvimento do Brasil. “O respeito à livre escolha de cada um dos mais de 150 milhões de eleitores é sagrado e deve ser defendido por todas as autoridades no âmbito dos três poderes”, defendeu.

A expectativa é que na condução dos trabalhos Moraes seja implacável contra as fake news e os ataques feitos por bolsonaristas e o próprio presidente ao sistema eleitoral.

Lula com o deputado Janones (Foto: Reprodução)
Autor