Haddad lidera com 29% corrida eleitoral para o governo de São Paulo

A pesquisa ouviu 1.200 pessoas entre os dias 12 e 14 de agosto. O candidato bolsonarista Tarcisio de Freitas, tem 12% das intenções de voto e Rodrigo Garcia, do PSDB, tem 9%.

Haddad com Lula, na USP (Foto: Ricardo Stuckert)

Divulgada no final da tarde desta segunda, 15, a pesquisa Ipec (ex-Ibope) para o governo do Estado de São Paulo mostra Fernando Haddad liderando a corrida ao Palácio dos Bandeirantes, com 29% das intenções de voto. Em segundo lugar está Tarcísio Freitas, que concorre pelo Republicanos, com 12%; em terceiro, vem Rodrigo Garcia, do PSDB com 9%.

A pesquisa ouviu 1.200 pessoas, em 59 municípios paulistas entre os dias 12 e 14 de agosto. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%.

Leia também: Lula cresce 4 pontos e amplia vantagem sobre Bolsonaro, diz pesquisa

Esta é a primeira pesquisa do Ipec para o governo do estado de São Paulo e foi realizada entre os dias 12 e 14 de agosto, antes do término do prazo para registro das candidaturas que acontece nesta segunda.

Foram apresentados como candidatos: Altino Júnior (PSTU), Carol Vigilar (Unidade Popular), Edson Dorta (PCO), Elvis Cezar (PDT), Fernando Haddad (PT) Gabriel Colombo (PCB), Rodrigo Garcia (PSDB), Tarcísio de Freitas (Republicanos) e Vinícius Poit (Novo).

Depois que a pesquisa já estava em andamento, o  Partido Democracia requereu o registro de Antonio Jorge como candidato ao governo paulista, portanto o nome não aparece nos resultados.

Chama atenção o percentual de nulos e brancos: 23%; e também os que não sabem em quem votar, 16%.

Resultado da pesquisa estimulada, em percentual:

Fernando Haddad (PT): 29%

Tarcísio de Freitas (Repúblicanos): 12%

Rodrigo Garcia (PSDB): 9%

Altino Junior (PSTU): 2%

Carol Vigilar (Unidade Popular): 2%

Elvis Cezar (PDT): 2%

Gabriel Colombo (PCB): 2%

Vinicius Poit (Novo): 2%

Edson Dorta (PCO): 1%

Brancos e nulos: 23%

Não souberam: 16%