100 dias para a Copa: Fifa antecipa início com jogo entre Catar e Equador

A Copa do Mundo de futebol masculino terá início antecipado em um dia: 20 de novembro. A mudança atende a tradição em ter o último campeão ou o anfitrião na abertura.

Foto: Reprodução Qatar 2022

O início da Copa do Mundo de Futebol masculino que será realizada no Catar foi antecipada em um dia, anunciou a Fifa (Federação Internacional de Futebol). Isso significa que faltam 100 dias para para a Copa do Mundo do Catar 2022.

Portanto, o torneio que começaria dia 21 com o jogo Holanda e Senegal, agora começa dia 20, domingo, com o jogo Catar e Equador, às 13 horas (horário de Brasília).

  • Catar X Equador (20/11, domingo) 13h (horário de Brasília).

A mudança visa cumprir a tradição de que ou a seleção campeã da última edição, no caso a França que foi campeã da Copa da Rússia em 2018, ou a seleção anfitriã abram o torneio. Dessa forma, o Catar, que recebe os jogos, fará o jogo inaugural que será no estádio Estádio Al Bayt, na cidade de Al Khor, 50 km ao norte de Doha, capital.

Leia também: Como o capitalismo molda o futebol

Outras mudanças

A alteração foi oficializada após reunião da cúpula da Fifa com os presidentes das seis confederações continentais, entre elas a Conmebol, da América do Sul.

Assim, o dia 21 que teria quatro jogos passa a ter três, sendo que o jogo que conta com a seleção equatoriana foi antecipado. No entanto, os outros três jogos tiveram os seus horários modificados. Veja os novos horários:

  • Inglaterra x Irã (21/11, segunda-feira) 10h (horário de Brasília);
  • Senegal x Holanda (21/11, segunda-feira) 13h (horário de Brasília);
  • EUA x País de Gales (21/11, segunda-feira) 16h (horário de Brasília).

O calendário de muitos torcedores que já estavam com tickets, voos e hospedagens marcados para presenciar a abertura da Copa dia 21 terá que ser modificado. Com a alteração, a Fifa pretende prestar auxílio caso a caso para quem não conseguir reagendar a programação.

Abaixo os grupos da Copa do Mundo.

Imagem: Reprodução Fifa

Brasil

O Brasil está no grupo G da Copa com Sérvia, Suíça e Camarões. A estreia da seleção canarinho é contra a Sérvia, em uma quinta-feira (24/11), às 16 horas aqui no Brasil. Confira os dias e horários dos jogos da primeira fase:

  • Brasil x Sérvia (24/11, quinta-feira) 16h (horário de Brasília);
  • Brasil x Suíça (28/11, segunda-feira) 13h (horário de Brasília);
  • Camarões x Brasil (2/12, sexta-feira) 16h (horário de Brasília).

Controvérsias

A Copa do mundo geralmente é realizada no meio do meio do ano. Porém, nesta edição, a competição será realizada entre novembro e dezembro devido as altas temperaturas no Catar entre junho e julho. A região tem clima desértico, sendo quente e seco durante a maior parte do ano. Entre março e outubro as temperaturas podem variar entre 40°C e 50 °C. Por isso a opção pelo final do ano, quando as temperaturas caem para uma média entre 30°C e 20°C. De qualquer maneira os estádios são climatizados, principalmente por conta das condições dos gramados.

Leia também: Clubes x Atletas: Por que jogadores de futebol protestam cobrindo a boca?

Mas a mudança de meses foi a menor das polêmicas. Os organizadores da Copa foram denunciados pelas condições oferecidas aos trabalhadores, com baixa remuneração e altas cargas de trabalho. A massa de empregados é composta em grande parte por migrantes. Além disso, milhares de mortes relacionadas ao trabalho de organização da Copa foram denunciadas.

Outro ponto contrário aos direitos humanos é que o Catar discrimina e criminaliza a comunidade LGBTQIA+. Apesar de os organizadores e a Fifa realizarem campanhas garantindo um ambiente seguro, os torcedores não se sentem protegidos. Inclusive, a organização pretende recolher bandeiras de arco-íris para que não apareçam nas arquibancadas.

Próximas Copas

A próxima Copa de futebol masculino acontecerá na América do Norte, com sedes nos EUA, Canadá e México. Será a primeira Copa com 48 equipes na disputa, ao contrário das 32 atuais.

Já a próxima Copa de futebol feminino acontece na Austrália e Nova Zelândia, entre julho e agosto de 2023. A última edição ocorreu na França, em 2019, e sagrou a seleção dos Estados Unidos campeã.

Com informações BBC e UOL