Fernanda Montenegro critica Bolsonaro e declara voto: “Que venha Lula”

“O atual governo é tragicamente inoperante, vendável e comprável”, declarou a atriz em entrevista à Veja

O ex-presidente Lula, entre as atrizes Marília Pêra e Fernanda Montenegro, em 2006

A atriz Fernanda Montenegro declarou que votará no ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva nas eleições 2022. Em entrevista ao colunista Valmir Moratelli, da revista Veja, a grande dama do teatro brasileiro, que está com 93 anos, afirmou que seu voto será um repúdio ao desmonte da Cultura promovido pelo governo Jair Bolsonaro.

“Sem a cultura das artes, um país não existe – está provado na História. O atual governo é tragicamente inoperante, vendável e comprável”, declarou Montenegro, que também é membro “imortal” da Academia Brasileira de Letras.

Segundo ela, a liderança de Lula nas pesquisas pesa na escolha de seu voto de protesto contra Bolsonaro. “Na concorrência, Lula está à frente? Que venha Lula!”, afirmou a atriz.

Conforme lembrou Valmir Moratelli, Montenegro costuma ser “sempre discretíssima” em relação à política. Ela já chegou a apoiar publicamente algumas candidaturas, como a da deputada federal Jandira Feghali (PCdoB-RJ). Mas, em eleições presidenciais, prefere manter o voto em sigilo.

Apesar da postura, Montenegro foi uma das primeiras celebridades a assinarem a “Carta às Brasileiras e aos Brasileiros em Defesa do Estado Democrático de Direito!” – um histórico manifesto pró-democracia idealizado na Faculdade de Direito da USP. Nesta quarta-feira (10), a atriz também foi a estrela do vídeo de artistas para a leitura do documento, que deve ultrapassar a marca de 1 milhão de signatários.

Autor