UNE completa 85 anos nesta quinta (11), dia da defesa da democracia

“Falar da história da UNE é falar da história brasileira sob o viés das lutas da juventude pela democracia, educação e também soberania nacional”, diz presidenta da UNE, Bruna Brelaz.

Foto: Matheus Alves/Cuca da UNE

Na pauta dos estudantes a comemoração vem com luta nesta quinta-feira (11), data em que a União Nacional dos Estudantes (UNE) completa 85 anos. Fundada em 11 de agosto 1937, no Rio de Janeiro (RJ), a UNE completa mais um ano de história de lutas pelos estudantes e pela democracia.

No dia 11, data em que o Dia do Estudante é comemorado, acontecerão mobilizações em defesa da democracia em todo o país. Nestas manifestações os estudantes da UNE estarão nas ruas para defender a democracia e exigir respeito ao sistema eleitoral brasileiro.

Segundo a presidente da UNE, Bruna Brelaz, o aniversário da entidade acontece em momento emblemático e histórico. “Não há como falar de educação, recursos para universidade, emprego, políticas públicas, redução da miséria, sem falar de democracia”, diz Bruna ao relacionar os 85 anos da entidade com as manifestações do dia 11.

Leia também: Defesa da democracia: confira o que dizem os manifestos de 11 de agosto

Bruna Brelaz, presidenta da UNE. Foto: Arquivo pessoal Bruna Brelaz

Brelaz ainda ressalta que o momento é de vigilância total contra as ameaças e o golpismo. Para isto, a UNE organizará comitês de estudantes em universidades para debater estratégias de defesa da democracia.

Para este momento chave, a presidenta da UNE observa que os estudantes estão despertos quanto às ameaças emitidas por Bolsonaro. Prova disso foi o grande número de jovens que tiraram o título eleitoral este ano.

“Percebo que os estudantes reconhecem a política como um meio de combater opressões e defender direitos. Estão muito mobilizados querendo construir uma resposta à falta de perspectivas que o governo Bolsonaro causou”, comentou Brelaz.

Legado da UNE

Conforme explica Bruna Brelaz, “falar da história da UNE é falar da história brasileira sob o viés das lutas da juventude pela democracia, educação e também soberania nacional”.

Com isso, Bruna indica que a entidade tem se reinventado ao longo das décadas: “vamos além das ruas e chão de escolas e universidades, estamos nas redes ativamente, ouvindo as urgências dos estudantes. Estamos no Congresso nacional articulando com parlamentares”, fala.

Como próximos desafios, Brelaz enxerga que é necessário não só cuidar da educação, mas também do meio ambiente, da defesa da Amazônia e para barrar todo tipo de “boiada” que queira passar.

Em suma, a presidenta acredita que mesmo com a derrota de Bolsonaro nas urnas a luta contra o bolsonarismo deve permanecer. “Somos forjados na luta e na resistência e venceremos esse período nebuloso da nossa história”, completa.

Atos pelo Brasil

Em todo o Brasil estão marcadas para acontecer leituras, de forma simultânea, da Carta às brasileiras e aos brasileiros em defesa do Estado Democrático de Direito! A carta surgiu como iniciativa de ex-alunos de direito da USP e agora já se aproxima de 900 mil assinaturas (Assine você também).

Na parte da tarde, movimentos populares, entidades da sociedade civil e os estudantes, se organizam par protestar pela Campanha Fora Bolsonaro. A UNE estará presente em todas as manifestações.

Confira aqui os atos já marcados e participe!