Haddad lidera em São Paulo. Confira quais são as candidaturas no estado

Saiba quem são os candidatos ao governo de São Paulo, seus vices e coligações, candidaturas ao Senado pelo estado e como estão nas pesquisas.

O mês de agosto marca oficialmente o início da campanha eleitoral. Dia 5 foi o último dia para as convenções que definem os candidatos e os cargos de cada partido. A partir do dia 16 será possível fazer campanha.

As candidaturas concorrendo aos cargos de governador(a) são nove e onze ao Senado pelo estado de São Paulo. Uma mulher disputa cada uma dessas vagas. As listas abaixo podem sofrer alterações, mesmo após confirmação convencional, a depender do andamento das articulações partidárias.

O atual governador de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB), será candidato à reeleição. Ele terá como principais concorrentes Fernando Haddad (PT) e Tarcísio de Freitas (Republicanos). Já Márcio França (PSB) desistiu da candidatura para disputar o Senado e o ex-ministro da Educação Abraham Weintraub também deixou a disputa e afirmou que irá concorrer como deputado federal.

Haddad lidera todas as pesquisas de intenção de voto feitas para o governo de São Paulo. A última, divulgada no último dia 3 de agosto, do Real Time BigData, coloca o petista com 33% das intenções de voto. O ex-ministro Tarcísio de Freitas (Republicanos) e o governador Rodrigo Garcia (PSDB) aparecem tecnicamente empatados na segunda colocação, com 20% e 19%, respectivamente. A margem de erro é de três pontos percentuais.

A pesquisa encomendada pela Record TV ao Instituto Real Time Big Data entrevistou 2 mil pessoas, entre os dias 1º de agosto e 2 de agosto. A margem de erro do levantamento é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%, sob o registro na Justiça Eleitoral com o número SP-06273/2022.

O mesmo levantamento simulou a disputa por uma vaga no Senado Federal com os eleitores paulistas.

O ex-governador Márcio França (PSB) lidera o levantamento com 26% das intenções de voto, seguido pela deputada estadual Janaína Paschoal (PRTB), com 16%. Em seguida vêm o Astronauta Marcos Pontes (PL) com 10%, Milton Leite (União Brasil) com 4%, José Aníbal (PSDB) com 3%, e com 1% os candidatos Aldo Rebelo (PDT), Nise Yamaguchi (PROS), Professor HOC (Podemos) e Ricardo Mellão (Novo). Outros 37% ainda podem ser disputados entre indecisos.

GovernoPesquisaColigaçãoVice SenadoPesquisa Senado
Fernando Haddad  (PT)33%PT, PCdoB, PV, Rede, PSOL e PSBA educadora Lúcia França (PSB)O ex-governador Márcio França (PSB)26%
Rodrigo Garcia (PSDB)19%PSDB, União Brasil, MDB, Podemos, Cidadania, Solidariedade, Pros, Avante, Patriota e PPDeputado federal Geninho Zuliani (União Brasil)Edson Aparecido (MDB)
Tarcísio de Freitas (Republicanos)20%Republicanos, PSD, PL, PTBEx-prefeito de São José dos Campos, Felício Ramuth (PSD)Ex-ministro Astronauta Marcos Pontes (PL)10%
Vinicius Poit (Novo)

NovoA guarda municipal da capital, Doris Alves (Novo)Ricardo Mellão (Novo) é o candidato ao Senado
1%
Altino Júnior (PSTU)
PSTUProfessora Flávia, da rede pública estadual da Brasilândia, na capitalMancha (PSTU)
Gabriel Colombo (PCB)
PCBManoel MessiasTito Bellini (PCB)
Edson Dorta (PCO)
PCOFuncionária pública Larissa Machado
Antonio Carlos Silva (PCO)
Elvis Cezar (PDT)
PDTSecretária-geral da Associação da Mulher Trabalhista (AMT), Gleides SodréAldo Rebelo (PDT)1%
Carol Vigliar (Unidade Popular)
Unidade PopularEconomista Rafaela CarvalhoVivian Mendes

Fernando Haddad (PT)

Fernando Haddad tem 59 anos e é bacharel em direito pela Universidade de São Paulo (USP). Também pela USP, tornou-se mestre em Economia e doutor em Filosofia. Foi professor de Teoria Política Contemporânea na USP, analista de investimento do Unibanco e consultor da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).

Foi ministro da Educação no governo Lula, e, em 2012, foi eleito prefeito da cidade de São Paulo. Haddad disputou as eleições presidenciais em 2018, quando teve 44,87% dos votos.

Rodrigo Garcia (PSDB)

Com 48 anos, o advogado Rodrigo Garcia assumiu o comando do estado no início de abril de 2022 com a renúncia de João Doria. Foi deputado estadual e federal pelo DEM, assim como presidente nacional do partido. Depois de 27 anos se filiou ao PSDB. Antes, também foi secretário na gestão de Gilberto Kassab (PSD)e no governo do estado.

Tarcísio de Freitas (Republicanos)

Engenheiro civil e militar da reserva, Tarcísio Freitas, 47 anos, era ministro de Infraestrutura de Bolsonaro. Natural do Rio de Janeiro, em 2002, tornou-se engenheiro do Exército. Deixou a carreira militar e entrou para o funcionalismo público federal. Freitas foi diretor geral do DNIT no governo Dilma Rousseff. Em março de 2022, se filiou ao partido do Centrão.

Vinicius Poit (Novo)

Natural de São Bernardo do Campo (SP), Vinicius Poit, de 36 anos, é deputado federal em seu primeiro mandato. Tem formação em administração, com passagem pelo mercado financeiro.

Carol Vigliar (Unidade Popular)

Carol Vigliar tem 40 anos, nasceu em São Paulo e atualmente mora em Diadema, no ABC Paulista. Atuou no Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB) e é fundadora do Movimento de Mulheres Olga Benário.

Altino Júnior (PSTU)

Altino Júnior tem 37 anos, é formado em Matemática pela Universidade de São Paulo (USP). Foi operário químico e presidente do Sindicato dos Metroviários. Em 2016, concorreu à Prefeitura da capital paulista.

Gabriel Colombo (PCB)

Gabriel Colombo tem 31 anos e é formado em agronomia pela USP com mestrado em Ecologia Aplicada. Natural do Rio de Janeiro, vive em Piracicaba, e participa de movimento sociais por moradia e pela terra. Também foi diretor de Ciência e Tecnologia da ANPG (Associação Nacional de Pós-graduandos).

Edson Dorta (PCO)

Edson Dorta, 50 anos, é servidor público federal. Nascido em Campinas (SP), já foi candidato a deputado federal, prefeito de sua cidade e a vice-presidente da República em 2010. Dorta foi diretor do Sindicato dos Correios da cidade de Campinas.

Elvis Cezar (PDT)

Nascido em Carapicuíba (SP), Elvis Cezar, 46 anos, é formado em Direito e ex-prefeito de Santana de Parnaíba (SP). Antes, foi vereador da cidade por dois mandatos. Foi filiado ao PSDB por 19 anos, mas recentemente filiou-se ao PDT.

Conheça os nomes dos candidatos ao Senado:

Márcio França (PSB)

O advogado Márcio França governou o estado de São Paulo entre 2018 e 2019, depois da saída de Geraldo Alckmin. Também atuou como secretário nas pastas de Esporte, Lazer e Turismo e também na de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação. Foi vereador, e depois prefeito, do município de São Vicente (SP), e comandou a cidade por dois mandatos. Em seguida, também se elegeu deputado federal.

Ricardo Mellão (Novo)

O advogado especialista em Direito Administrativo, tem 36 anos e é deputado estadual por São Paulo, em primeiro mandato. Antes de dar início à carreira política, trabalhou em consultorias privadas nas áreas de economia, infraestrutura e parcerias público-privadas.

Tito Bellini (PCB)

Professor universitário, natural de Santos, Tito Bellini é graduado em Historia e foi professor da rede pública municipal de Franca (SP). Bellini também já foi candidato a prefeito de Franca nas eleições de 2008.

Aldo Rebelo (PDT)

O jornalista, de 69 anos, é natural de Viçosa, em Alagoas (AL). Foi eleito vereador constituinte em São Paulo. Posteriormente, foi eleito deputado federal pelo PCdoB por 6 mandatos seguidos, entre 1991 e 2015. Foi ministro da Secretaria de Relações Institucionais de Lula e ministro do Esporte, também pelo PCdoB, no governo de Dilma Rousseff.

Paulo Skaf (Republicanos)

O empresário de 67 anos é ex-presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), cargo que ocupou entre 2004 e 2021.

Janaína Paschoal (PRTB)

Janaína Paschoal, 47 anos, nasceu em São Paulo e atua como advogada há 20 anos.É professora de Direito Penal na USP. Em 2015, foi uma das autoras do pedido de impeachment da presidenta Dilma Rousseff (PT)se elegendo deputada estadual por São Paulo com Bolsonaro.

José Aníbal (PSDB)

O ex-senador de 74 anos é formado em economia na França. Foi vereador de São Paulo, deputado federal durante e secretário nos governos de Mário Covas e Geraldo Alckmin. Em 2014, teve a oportunidade de assumir no Senado como suplente de José Serra.

Marcos Pontes (PL)

Ex-ministro da Ciência e Tecnologia do governo Bolsonaro, Marcos Pontes, 59 anos, é formado em engenharia aeroespacial pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e tem mestrado em engenharia de sistemas nos EUA. Natural de Bauru, interior de São Paulo, foi o primeiro astronauta sul-americano a viajar ao espaço.

Milton Leite (União Brasil)

O vereador Milton Leite tem 65 anos foi eleito pela primeira vez em 1997, tendo sido reeleito 6 vezes consecutivas para a Câmara Municipal de São Paulo.

Antônio Carlos Silva (PCO)

Antônio Carlos Silva é professor de Matemática na rede pública estadual e tem 59 anos. Participou da fundação do PT e iniciou a militância política em comunidades eclesiais de base da Igreja Católica.

Edson Aparecido (MDB)

Edson foi secretário da Prefeitura de São Paulo em 2011 e, em seguida, secretário de Estado da Casa Civil, deixando o cargo para assumir a Cohab (Companhia Metropolitana de Habitação). Teve mandatos como deputado estadual e federal.