Cuba: Tragédia em Matanzas entra em seu 5º dia consecutivo

Incêndio atingiu pelo menos três tanques de combustível da refinaria instalada no município cubano. A ilha recebe solidariedade internacional. Veja como é possível ajudar.

Na sexta-feira (5), uma tempestade desencadeou uma tragédia na província de Matanzas, em Cuba. Um raio atingiu um dos oito tanques de armazenamento da refinaria local provocando um incêndio de grandes proporções.

No sábado a situação agravou-se quando o fogo alcançou o tanque 51, que continha uma quantidade ainda maior de combustível e que à meia-noite de domingo desabou provocando uma violenta explosão à medida que o petróleo em chamas se espalhava por uma vasta área. A televisão cubana transmitiu imagens do momento em que explodiu o tanque de combustível, que não resistiu ao calor intenso depois de queimar por mais de 30 horas, e temia-se que o fogo também pudesse atingir um terceiro tanque, o que veio a acontecer.

Na manhã desta segunda, o governador de Matanzas, Mario Sabines, confirmou que o incêndio havia atingido três tanques das instalações e disse que a fumaça liberada pela queima do combustível reduz a visibilidade, comprometendo a ação dos bombeiros.

Leia também: Incêndio em refinaria de Cuba chega ao 4º dia com uma morte e 121 feridos

“Agora, com um pouco mais de claridade, podemos confirmar que o risco que havíamos anunciado ocorreu e o terceiro tanque está em chamas. O que aconteceu foi que o combustível do tanque número dois transbordou e aumentou as áreas de incêndio”, disse Sabines.

Após a confirmação, o presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel, afirmou que o governo está “avaliando estratégias para as próximas horas, pois é um dia crucial, decisivo”.

Segundo a Agência Cubana Prensa Latina, este é um acidente industrial sem precedentes na história da ilha. O sistema elétrico de Cuba, já bastante afetado pelo bloqueio, entrou em colapso nas regiões próximas à refinaria. Informações oficiais dão conta de que foram afetados 1.192 megawatts no sistema elétrico do país. Distante 90 km de Matanzas, o céu de Havana ficou escuro pela fuligem durante esta segunda-feira. O Ministério da Saúde Pública de Cuba informou que até agora 125 pessoas foram hospitalizadas, sendo que 22 continuam internadas e duas faleceram.

#fuerzamatanzas atinge um bilhão de usuários no twitter

A hashtag #FuerzaMatanzas atingiu quase um bilhão de usuários nas últimas 24 horas na rede social Twitter, Dayron Avello, professor do Instituto Internacional de Jornalismo José Martí, destacou através de seu perfil no Facebook: “Matanzas também não está sozinho no Twitter. Quase 1 bilhão de usuários alcançados nas últimas 24 horas com a hashtag #FuerzaMatanzas”, declarou o professor.

Tem sido utilizado por cidadãos, diferentes meios de comunicação, instituições governamentais e sociais, personalidades políticas internacionais e principais líderes cubanos.

A importância da solidariedade internacional

Já na manhã de sábado, Venezuela e México enviaram pessoal e equipamento para ajudar no combate às chamas. Além disso, por todo o mundo existe mobilização de solidariedade a Cuba diante desta tragédia.

O presidente de Cuba confirmou que, além da Venezuela e do México, os governos de Rússia, Nicarágua, Argentina e Chile “ofereceram ajuda material solidária diante desta complexa situação”. Ainda segundo Díaz-Canel, os EUA ofereceram “assessoria técnica” à ilha.

No Brasil, o Grupo de Médicos Brasileiros Graduados em Cuba iniciou uma campanha de arrecadação para enviar medicamentos ao país que auxiliem no tratamento de feridos pelo incêndio.

O Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz (Cebrapaz) divulgou uma nota onde afirma que “Cuba não está só. Temos a certeza de que a mobilização do povo será capaz de superar as dificuldades e minorar os sofrimentos acarretados pelo grave incidente”.

O Partido Comunista do Brasil também se solidarizou com o povo cubano e Partido Comunista de Cuba.

“O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) expressa ao Partido Comunista de Cuba, ao governo e ao povo cubano nossa irrestrita solidariedade diante da tragédia que, desde sexta-feira (5) atinge a província de Matanzas, com um vasto incêndio que atingiu a refinaria local e continua causando graves prejuízos”, afirmam os comunistas do Brasil.

O PCdoB também critica o bloqueio americano à ilha: “Cuba, que enfrenta com coragem um criminoso bloqueio, e ainda encontra forças para constantes gestos de solidariedade para com o mundo, necessita agora de toda a ajuda possível”.

Por fim, conclama “os amigos da revolução e defensores da soberania nacional cubana a intensificarem os esforços solidários, tendo plena confiança de que o povo cubano saberá superar esta terrível tragédia”.

Doações podem ser feitas através da conta abaixo:

Cuenta:0300000005336242

Título: DONATIVOS POR EMERGENCIA

Código SWIFT: BFICCUHHXXX

Dirección del Banco: 5ta Avenida No. 9009, Playa, La Habana, Cuba

Beneficiario de la cuenta: Ministerio de Comercio Exterior e Inversión Extranjera

Domicilio legal: Infanta No. 16, Vedado, Plaza de la Revolución, La Habana, Cuba

Autor