A favela é Lula: pesquisa inédita mostra a voz das favelas brasileiras

Lula é visto por moradores das favelas como o melhor presidente na história do Brasil, enquanto Bolsonaro tem a maior rejeição entre os candidatos ao Planalto

Nas favelas do Brasil, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é “o cara”. Pesquisa inédita encomendada pelo G10 Favelas e feita pelo instituto de pesquisas Favela Diz mostra a preferência dos eleitores brasileiros que moram em assentamentos precários.

Nesse segmento do eleitorado, Lula é visto como o melhor presidente na história do Brasil. Já o atual presidente, Jair Bolsonaro (PL), tem a maior rejeição entre todos os candidatos que disputarão o Planalto nas eleições 2022. Os números foram divulgados nesta terça-feira (9) pelo UOL.

Na pesquisa estimulada para o primeiro turno, Lula tem 38% das intenções de voto, sete pontos a mais que Bolsonaro, que marca 31%. Na sequência aparecem Ciro Gomes (PDT, 7,05%), Simone Tebet (MDB, 1,40%), André Janones (Avante, 1,20%), Pablo Marçal (Pros, 0,60%) e Vera Lúcia (PSTU, 0,45%). Como o levantamento foi a campo no final de julho, Janones e Marçal permaneciam como pré-candidatos – eles, posteriormente, abririam mão da disputa para apoiar Lula. Os demais candidatos, juntos, não somam nem 0,40%.

Chama a intenção na pesquisa o alto número de eleitores que ainda não decidiram o voto. Segundo o Favela Diz, 13,70% desses eleitores não sabem em quem votarão ou não responderam à pesquisa. Há, ainda, 6,10% de eleitores na favela que dizem votar em branco ou anular o voto.

O Favela Diz ouviu, por telefone, 2 mil eleitores que favelas em 64 municípios de 24 estados, de 28 de julho a 4 de agosto. A margem de erro é de dois pontos percentuais. Segundo o instituto, a pesquisa dá voz a 17 milhões de brasileiros que moram em favelas – o equivalente a 8% da população brasileira.

Na pesquisa espontânea, aquela em que o nome dos candidatos não é apresentado de antemão ao eleitor, a distância entre Lula e Bolsonaro se mantém na casa dos sete pontos percentuais. O ex-presidente supera o atual por 36,35% a 29,05%. Os indecisos, por sua vez, saltam para 24,05%. É como se um a cada quatro eleitores na favela ainda não tivesse decidido seu voto.

Ainda assim, já se pode deduzir que o presidente da República enfrenta dificuldades. Nada menos que 45,24% desses eleitores afirmam que não votariam em Bolsonaro “de jeito nenhum”. A rejeição bem é superior à de Lula, que não terá jamais o voto de 32,09%.

O instituto também perguntou aos eleitores nas favelas qual foi o melhor governo do Brasil em todos os tempos. A gestão Lula (2003-2010) teve a preferência de quase metade dos entrevistados – mais precisamente, 48,65%. O governo Bolsonaro é o segundo mais citado, com 21,15% de menções. A era FHC (1995-2002) teve 8,85%.

“O governo Lula se solidificou como um governo que ascendeu classes. Agora, o governo Bolsonaro intensifica fortemente os programas sociais e tende a quebrar a rejeição dentro desse eleitorado pesquisado”, avalia Marx Rodrigues, CEO do Favela Diz.

Com relação aos problemas a serem enfrentados pelo governo federal, 19,37% afirmam que a prioridade do próximo presidente deve ser a geração de empregos, 17,38% citam a melhoria no sistema de saúde pública e 16,31% mencionam a redução da inflação. Além disso, 14,93% apontam o combate à pobreza e 8,85% indicam o combate à corrupção.

Autor