Eleição na Bahia: Jerônimo tem apoio de Lula para enfrentar ACM Neto

Oito partidos se unem para que Jerônimo mantenha e amplie as conquistas para o povo baiano iniciadas com Jaques Wagner e continuadas por Rui Costa.

Jaques Wagner, Rui Costa, Lula, Jerônimo, Geraldo Júnior e Otto Alencar. Foto: Ricardo Stuckert

A disputa pelo governo da Bahia tem Jerônimo Rodrigues (PT), apoiado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), como o nome a suceder o atual governador, Rui Costa (PT). O desafio em manter a vitoriosa trajetória da esquerda na administração estadual, iniciada pelo atual senador Jaques Wagner, que foi governador entre 2007 e 2014, confronta com a candidatura de ACM Neto (União Brasil), ex-prefeito de Salvador.

O candidato da direita está em vantagem nas pesquisas, mas essa margem vem caindo ao longo das semanas. Nos levantamentos junto aos eleitores, quando o nome de Jerônimo é vinculado a Lula, o ex-secretário de Educação e professor licenciado da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) cresce em intenções de voto. O ex-presidente tem justamente na Bahia um de seus índices eleitorais mais expressivos. Na última pesquisa Genial/Quaest, Lula marcou 62% das intenções de voto para presidente no estado.

Lula e Jerônimo. Foto: Ricardo Stuckert.

Leia também: Lula abre 43 pontos de vantagem sobre Bolsonaro na Bahia: 62% a 19%

Chapa

A chapa de Jerônimo na Bahia conta com os partidos da Federação Brasil da Esperança, formada pelo PCdoB, PT e PV, e tem o apoio de PSD, PSB, MDB, Patriota e Avante.

O candidato a vice é Geraldo Júnior (MDB) e quem vai disputar a reeleição ao Senado será Otto Alencar (PSD).

Disputa

Além de Jerônimo e ACM Neto, concorrem ao governo da Bahia João Roma (PL), Kleber Rosa (PSOL) e Giovani Damico (PCB).

Leia também: Lula pode vencer Bolsonaro já no 1º turno, diz nova pesquisa

Para o Senado, disputam com Otto Alencar (PSD), favorito nas pesquisas de intenção de voto, Cacá Leão (PP), Doutora Raíssa Soares (PL), Tâmara Azevedo (PSOL) e Marcelo Nilo (Republicanos).

Candidatos de Bolsonaro

ACM Neto e Bolsonaro.  Alan Santos/PR/Divulgação

Como já apontou o governador Rui Costa, o medo de ACM Neto é a nacionalização da disputa na Bahia. Ainda que João Roma seja o candidato de Bolsonaro por serem do mesmo partido, a imagem de ACM Neto é vinculada a Bolsonaro, embora ele tente apagar isto.

Afinal, ACM o apoiou no segundo turno das eleições de 2018. Embora tenha anunciado que o seu então partido Democratas (hoje União Brasil com a fusão ao PSL, partido que elegeu Bolsonaro na época) se manteria neutro, ACM Neto declarou seu apoio individual.