Debates da Band para governador começam hoje (7): saiba horário, estados, regras e candidatos

A emissora fará a cobertura completa pela TV, rádios e plataformas digitais

Foto: divulgação/Band

A Band realiza neste domingo (7), às 21 horas, o primeiro debate entre candidatos a governador nas eleições 2022 em nove estados e no Distrito Federal. A transmissão pode ser acompanhada também na BandNews, rádios Bandeirantes e BandNews FM, no BandPlay e também no YouTube.

Estão confirmados os candidatos dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia, Rio Grande do Sul, Paraná, Amazonas, Rio Grande do Norte e Paraíba, além do DF. De acordo com a emissora, as regras do debate em São Paulo servem de referência para os realizados nos outros locais. Dependendo do estado, pode ser que haja algum ajuste.

O debate contará com três blocos, nos quais os candidatos poderão discutir e apresentar propostas para os principais problemas do estado.  Conheça as regras:

Primeiro bloco

Cada candidato terá um minuto para responder uma primeira pergunta escolhida pela produção da Band. A ordem de respostas seguirá da esquerda para a direita, conforme sorteio já realizado. Em seguida, começará a primeira rodada de perguntas entre candidatos. A pergunta terá duração de apenas um minuto e a resposta, quatro minutos, sendo que o tempo será distribuído entre resposta, de ao menos um minuto, e tréplica. O candidato terá direito a uma réplica de um minuto e uma tréplica com o restante do tempo.

Segundo bloco

No segundo bloco, jornalistas do Grupo Bandeirantes vão fazer perguntas para os candidatos, podendo escolher quem vai responder e quem vai comentar a resposta. Todos vão responder e comentar. A pergunta deverá ter até um minuto; a resposta, dois minutos; o comentário, um minuto; a réplica também terá um minuto.

Terceiro bloco

Neste bloco, o candidato perguntará a outro candidato. A ordem será definida por sorteio. Aqui também todos farão perguntas e vão dar respostas. A pergunta terá duração de apenas um minuto e a resposta, quatro minutos, sendo que o tempo será distribuído entre resposta, de ao menos um minuto, e tréplica. O candidato terá direito a uma réplica de um minuto e uma tréplica com o restante do tempo.

Considerações finais

Cada candidato tem um minuto para as considerações finais, em ordem inversa ao início do debate

Direito de Resposta

Em caso exclusivamente de ofensa moral e pessoal, o candidato poderá solicitar ao mediador direito de resposta. O mediador submeterá ao comitê formado por dois jornalistas e advogado a avaliação do pedido. A resposta será dada no mesmo bloco. Na hipótese de deferimento da solicitação, serão concedidos 45 segundos.

Acompanhe abaixo quais candidatos participarão dos debates e quem serão os mediadores.

São Paulo

O debate do estado de São Paulo contará com Fernando Haddad (PT), Tarcísio de Freitas (Republicanos), Rodrigo Garcia (PSDB), Vinícius Poit (Novo) e Elvis Cezar (PDT). A mediação será feita pelo jornalista Rodolfo Schneider.

Amazonas

O debate do estado do Amazonas contará com Amazonino Mendes (Cidadania), Carol Braz (PDT), Eduardo Braga (MDB), Henrique Oliveira (Podemos), Marcelo Amil (PSOL), Ricardo Nicolau (Solidariedade) e Wilson Lima (União Brasil). A mediação será feita pelo jornalista Neto Cavalcante.

Bahia

O debate do estado da Bahia contará com Jerônimo Rodrigues (PT), João Roma (PL) e Kleber Rosa (PSOL). ACM Neto, do União Brasil, não confirmou presença até o momento. A mediação será feita pela jornalista Carolina Rosa.

Distrito Federal

O debate do Distrito Federal contará com Ibaneis Rocha (MDB), Izalci Lucas (PSDB), Reguffe (União Brasil), Leila Barros (PDT), Rafael Parente (PSB), Leandro Grass (PV), Keka Bagno (PSOL) e Paulo Octávio (PSD). A mediação será feita pela jornalista Milena Machado.

Minas Gerais

O debate do estado de Minas Gerais contará com Alexandre Kalil (PSD), Carlos Viana (PL), Lorene Figueiredo (PSOL), Marcus Pestana (PSDB) e Romeu Zema (Novo). A mediação será feita pela apresentadora Adriana Araújo.

Paraná

O debate do estado do Paraná contará com Roberto Requião (PT), Ricardo Gomyde (PDT), Angela Machado (Psol), Joni Correia (DC), Ivan Bernardo (PSTU), Solange Ferreira Bueno (PMN), Vivi Mota (PCB) e Adriano Teixeira (PCO). A mediação será feita pela jornalista Alessandra Consoli.

Paraíba

O debate do estado da Paraíba contará com Adjany Simplício (PSOL), Antônio Nascimento (PSTU), João Azevêdo (PSB), Major Fábio (PRTB), Nilvan Ferreira (PL), Pedro Cunha Lima (PSDB) e Veneziano Vital do Rêgo (MDB). A mediação será feita pela jornalista Cláudia Carvalho.

Rio de Janeiro

O debate do estado do Rio de Janeiro contará com Cláudio Castro (PL), Marcelo Freixo (PSB), Paulo Ganime (Novo) e Rodrigo Neves (PDT). A mediação será feita pela apresentadora Thaís Dias.

Rio Grande do Norte

O debate do estado do Rio Grande do Norte contará com Fátima Bezerra (PT), Fábio Dantas (Solidariedade), Daniel Morais (PSOL) e Styvenson Valentim (Podemos). A mediação será feita pela jornalista Anna Ruth Dantas.

Rio Grande do Sul

O debate do estado do Rio Grande do Sul contará com Eduardo Leite (PSDB), Luis Carlos Heinze (PP), Edegar Pretto (PT), Onyx Lorenzoni (PL), Vieira da Cunha (PDT), Vicente Bogo (PSB), Ricardo Jobim (Novo) e Roberto Argenta (PSC). A mediação será feita pelo jornalista Oziris Marins.

Parceria com Google

O Google e a Band, por meio da Vibra Digital, empresa de tecnologia e inovação do Grupo Bandeirantes, repetem a parceria de sucesso das eleições de 2018 e 2020. Os temas mais pesquisados durante os debates entre os candidatos e na cobertura eleitoral serão analisados pelos eleitores pela maior plataforma de buscas do planeta. O objetivo é ampliar a diversidade política.

A partir de dados do Google, o eleitor terá acesso a um relatório inédito, em formato impresso e digital, sobre as principais dúvidas e interesses do brasileiro em temas ligados ao pleito.

__

Com informações de agências

Autor