Com Lula, conferência popular de saúde e ato pelo SUS ocorrem nesta 6ª

A conferência popular visa recolocar a centralidade do direito à saúde, à vida e a um meio ambiente saudável no debate nacional e internacional.

Foto: Frente Pela Vida

Na próxima sexta-feira (5), Dia Nacional da Saúde, acontece em São Paulo (SP), a etapa nacional da Conferência Livre, Democrática e Popular de Saúde que lançará a Agenda de diretrizes para a Política de Saúde do Brasil. Na ocasião também acontece ato em defesa do SUS (Sistema Único de Saúde), com a presença do ex-presidente Lula, líder nas pesquisas de intenção de voto para a presidência nas eleições 2022.

A etapa nacional reúne profissionais, pesquisadores, gestores da saúde, usuários do SUS, lideranças sociais e políticas. A mobilização começou em 7 de abril, Dia Mundial da Saúde, com iniciativa da Frente pela Vida. Desde então foram realizadas mais de 120 atividades, entre virtuais e presenciais.

Segundo o presidente da CONAM e Conselheiro Nacional de Saúde, Getúlio Vargas Júnior, a conferência é reflexo da mobilização da sociedade brasileira, em especial movimentos e trabalhadores da saúde na defesa e fortalecimento do SUS.

“A saúde precisa do ambiente democrático e financiamento adequado para garantir a saúde na ponta para quem mais precisa, ainda mais neste momento que mais de 7 em cada 10 brasileiros só tem acesso ao SUS. Os documentos apontados sintetizam os debates em defesa do SUS e devem ser casados com mobilização e luta pra tirar o projeto de morte que Bolsonaro representa”, falou.

Enfermagem

A presidenta da Federação Nacional dos Enfermeiros, Shirley Morales, observa que a etapa nacional é referência para os debates de conjuntura política em relação à saúde. Além disso, aponta que as deliberações são parte do processo preparatório da 17ª Conferência Nacional de Saúde, a ser organizada pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS), em 2023.

“Essa etapa da conferência livre é extremamente importante para contribuir com os debates em torno ao SUS. Como por exemplo, a precarização do trabalho na saúde, o debate sobre o financiamento do SUS, sobre o acirramento do processo de privatização do sistema, então temos vários temas que tem urgência para serem discutidos”.

Shirley Morales também aponta que em junho ocorreu a conferência livre da enfermagem brasileira, organizada pela Associação Brasileira de Enfermagem com demais entidade, entre elas a Federação Nacional dos Enfermeiros. Na ocasião foi produzido um manifesto da categoria para ser entregue aos candidatos nas eleições 2022.

“O manifesto em nome das entidades da enfermagem, com os pleitos da categoria, será entregue aos candidatos. Tem como foco a democratização da saúde, qualidade dos serviços, a desprecarização da força de trabalho na saúde, o combate à formação precária, como o ensino completamente à distância dos cursos de graduação na área da saúde”, explicou Morales, que lembra que outros candidatos além de Lula estão convidados a receber o manifesto que visa as boas práticas de saúde no país.

Direito à saúde

Conforme explica a presidenta nacional da União Brasileira de Mulheres (UBM) e conselheira Nacional de Saúde (CNS), Vanja Andréa, que faz parte da comissão intersetorial de saúde da mulher e da coordenação da 17º Conferência Nacional de Saúde do CNS, os manifestos entregues para Lula, além e enunciarem a defesa do SUS, também tratam sobre a defesa dos direitos sexuais e reprodutivos, combate ao racismo, o respeito as diversidades, entre outros pontos.

O estímulo às conferências livres, com participação popular em todo o Brasil, sobretudo de mulheres, foi muito importante, salienta Vanja, que vê a realização da conferência ocorrendo em um período ideal.

“Esse será um diferencial para nós, por anteceder o momento eleitoral e onde teremos a oportunidade de ouvir Lula e poder dialogar sobre pontos que consideramos fundamentais para a saúde no país”, disse a presidenta da UBM.

Serviço

Etapa Nacional da Conferência Livre, Democrática e Popular de Saúde,
Data : 5 de agosto – sexta-feira
Horário : Das 9 às 17h
Local : Casa de Portugal:
Endereço : Av. da Liberdade, 602 – Liberdade – São Paulo.
Entrada mediante credenciamento ( www.frentepelavida.org.br)

As atividades serão transmitidas pela TV Abrasco e demais canais e instituições integrantes e parceiras da Frente Pela Vida.