Brasileiros vivem insegurança alimentar e vendem bens para comprar comida

Pesquisa Datafolha mostra que um terço dos brasileiros teve comida insuficiente em casa e que 17% dos entrevistados vivem em famílias que já venderam bens para se alimentar ou comprar itens básicos.

Pessoas procuram alimentos em caminhão de lixo. Foto: Reprodução Redes Sociais

Dados alarmantes sobre o Brasil de Bolsonaro trazidos pela pesquisa Datafolha na terça-feira (2) indicam que um em cada três brasileiros, ou seja 33%, vivem em insegurança alimentar. Esse percentual de brasileiros indicou que a comida na mesa não foi suficiente para si ou para a família nos últimos meses.

O dado referente a julho, se comparado ao mês de maio com 26% de brasileiros nesta situação, indica um crescimento acentuado para tão pouco tempo.

Venda de bens pessoais

Para não passarem fome muitas famílias tem recorrido à venda de bens pessoais, apontou o Datafolha. Dos entrevistados, 17% indicaram a venda de seus itens para poderem comprar alimentos ou outros itens básicos.

Leia também: Auxílio Brasil de R$600 é eleitoreiro e só dura até dezembro

A pesquisa ouviu 2.556 pessoas em 183 cidades, presencialmente nos dias 27 e 28 de julho (Registrado no TSE com o número BR-01192/2022).

O que é insegurança alimentar?

A insegurança alimentar ocorre por ocasião da falta de alimentos que satisfaçam as necessidades pessoais ou de uma família, de forma que sejam insuficientes para uma dieta saudável e nutritiva.

Leia também: No discurso golpista, Bolsonaro tenta esconder fome, miséria e corrupção

De acordo com o relatório O Estado da Insegurança Alimentar no Mundo (SOFI), realizado pela ONU por meio de seus órgãos, entre eles, a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), o Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola (FIDA), o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), o Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas (WFP) e a Organização Mundial da Saúde (OMS), as definições de fome, insegurança alimentar moderada e insegurança alimentar grave são:

Fome: uma sensação desconfortável ou dolorosa causada por energia insuficiente advinda da alimentação. Privação de alimentos; não comer calorias suficientes.

Insegurança alimentar moderada: um estado de incerteza sobre a capacidade de obter alimentos; risco de pular refeições ou ver a comida acabar; sendo forçado a comprometer a qualidade nutricional e/ou quantidade dos alimentos consumidos.

Insegurança alimentar grave: ficar sem comida; fome experimentada; no extremo, ficar sem comer por um dia ou mais.

Com informações ONU e Folha de São Paulo

Autor