Conam realiza seu 14º Congresso e reconduz Getúlio Vargas Jr. à presidência

Evento reuniu, virtualmente, entidades e militantes e aprovou diretrizes da Carta Eleitoral do Movimento Comunitário para 2022

Foto: reprodução

Foi encerrado neste domingo (31) o 14º Congresso da Conam (Confederação Nacional das Associações de Moradores), intitulado “Democracia e Justiça Social”. O evento, que teve início na sexta-feira (29), reuniu centenas de militantes que participaram virtualmente dos debates.

Ao final da plenária, foram aprovadas as diretrizes da Carta Eleitoral do Movimento Comunitário para 2022. Também foi apresentada e eleita, por unanimidade, a chapa única, tendo Getúlio Vargas Júnior reconduzido presidente pelos próximos quatro anos. A chapa conta com diretoras e diretores de 25 estados do Brasil e é composta por 43% de mulheres.

O congresso foi marcado pelas críticas ao presidente Jair Bolsonaro e pela necessidade de eleger uma candidatura comprometida com a democracia e a participação social. O caráter excepcional da conjuntura aponta a importância da vitória de Lula para superar os retrocessos e retomar o caminho das mudanças no Brasil.

Getúlio é reeleito presidente da Conam. Foto: Pillar Pedreira/Agência Senado

Para Getúlio Vargas Júnior “o congresso da Conam foi um momento importante para fortalecer a luta das comunidades, debater o futuro que queremos para o Brasil e fortalecer a luta pela democracia, saúde, direitos humanos e despejo zero! Vamos fortalecer as agendas para derrotar o projeto da morte, representado por Bolsonaro, nas ruas e nas urnas”.

Conjuntura e debates

Na abertura do congresso, na sexta-feira (29), além da aprovação dos documentos, foi feita uma avaliação da conjuntura e um ato político, que contou com a saudação de mais de trinta organizações, redes, parlamentares e personalidades políticas e sociais.

A manhã de sábado (30) foi marcada pelo relato das federações e entidades filiadas à Conam, que destacaram as lutas e desafios políticos da atualidade, em especial no enfrentamento da pandemia de Covid-19. Temas como democracia, participação social, direito à saúde, reforma urbana e direitos humanos foram debatidos pelos participantes do congresso.

Na manhã de domingo (31), os delegados trataram do fortalecimento e estruturação das entidades comunitárias. Também foram debatidas e aprovadas as propostas de ajuste na tese do congresso. O momento mais emocionante da manhã foi marcado por um vídeo em homenagem aos diretores e militantes comunitários que nos deixaram durante a pandemia.

Autor