Márcio Jerry em live: É preciso superar essa fase ruim do bolsonarismo

Em entrevista exclusiva, o deputado federal (PCdoB-MA) – que é pré-candidato a reeleição – criticou a gestão do presidente Bolsonaro, qualificando-o como “incapaz, negligente e omisso” às aspirações do povo.

Nesta quinta-feira (28), no especial sobre as Eleições 2022, a TV Vermelho entrevistou o deputado federal, Márcio Jerry (PCdoB-MA), que é também presidente da legenda no estado. Na ocasião, ele fez uma avaliação da situação em que se encontra o povo brasileiro e o país sob a gestão do presidente Jair Bolsonaro.

Segundo ele, a avaliação mais importante “é de sua excelência o povo brasileiro que está muito insatisfeito com estes anos sob o governo Bolsonaro, não há um item das políticas públicas neste período que nós possamos notar algum avanço”, afirmou o deputado.

“Nesse percurso o Brasil tem sofrido muito. Bolsonaro é uma pessoa absolutamente incapaz, despreparado, negligente, omisso, com uma pauta equivocada o tempo todo, sempre com essas aspirações autoritárias. É um acidente histórico em nosso país e que está em vias de ser encerrado pela expressão da vontade popular”.

O deputado citou itens da pauta nacional que apontam a irresponsabilidade que o governo Bolsonaro com o povo e com o Brasil. “Tivemos um descontrole do preço dos combustíveis, chegamos a níveis nunca antes visto no país, temos uma inflação da cesta básica, portanto, uma subtração de alimentos na mesa do povo trabalhador brasileiro, aumento do desemprego, uma postura criminosa do Bolsonaro durante a pandemia. (…) E é preciso superar essa fase tão ruim para o nosso país”, destacou.

Para o deputado, as eleições podem “pôr fim a esse ciclo nocivo ao povo e a nossa pátria e iniciar o processo de reconstrução do Brasil, buscando reconstruir um projeto nacional de desenvolvimento, buscando recuperar a capacidade plena do emprego, retomando os programas sociais, enfim, retomar um ciclo virtuoso que o Brasil viveu nos tempos dos governos Lula e Dilma. Uma necessidade inadiável. Para que o povo possa voltar a sorrir”.

O parlamentar disse ainda que em contraponto as intenções autoritárias de Bolsonaro, existe demonstrações de descontentamento do povo e também ações de lideranças políticas do campo democrático que estão “cada vez mais formando uma coalizão em defesa da democracia brasileira que está sempre posta em perigo pelo governo Bolsonaro que se sucede em trapalhadas e também em ensaios autoritários contra a democracia e nós vamos marchando para uma grande vitória do povo no dia 2 de outubro”.

Em sua primeira eleição para deputado em 2018, Márcio Jerry foi um dos mais bem votados parlamentares do estado. Graduado em Jornalismo, foi professor do departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e Secretário de Estado do Maranhão.

Como titular da Comissão de Ciência e Tecnologia (CCTCI) da Câmara dos Deputados, Márcio Jerry liderou ações nesta área e contra os cortes de verbas, de Bolsas de Pesquisa, promovidas pelo governo Bolsonaro e apresentou projeto que veda o cancelamento, interrupções e corte de bolsas de fomento à pós-graduação e pesquisas. O deputado também tem Projetos de Lei de sua autoria que tratam da contribuição sobre operações financeiras para financiar a Previdência Social Rural no Brasil e sobre o estabelecimento de direitos para entregadores de mercadorias por meio de aplicativos; entre outros.

Na entrevista, o deputado federal também comentou como foi sua atuação como presidente da Frente Parlamentar em Defesa do SUS, que cumpriu papel importante no período mais crítico da pandemia.

Eleições no Maranhão

O presidente estadual do PCdoB destacou a formação da frente ampla contra Bolsonaro que tem o movimento O Maranhão Não Pode Parar, “com o único time do Lula no Maranhão”, ressaltou. Com a pré-candidatura do atual governador, Carlos Brandão (Republicanos) que foi eleito vice-governador em 2018, tendo como pré-candidato a vice, o professor Felipe Camarão (PT) e para completar a chapa, o ex-governador Flávio Dino (PSB) como pré-candidato ao Senado.

“Neste dia 30 de julho será realizada a Convenção Eleitoral da Federação” a partir das 16 horas, no Parque João Paulo. Já a Convenção Eleitoral do PCdoB acontecerá  mais cedo, no sábado, com início às 13h30 e término às 14h50, na “Tenda do PCdoB”, na Praça João Paulo II, situada à Avenida Senador Vitorino Freire, 301, São Luís-MA.

“Formamos um time que junta vários partidos, todos integrados nesse esforço, liderado pelo campo progressista”, ponderou o deputado.

Confira a íntegra:

Autor