Campanha Fora Bolsonaro volta às ruas “em defesa da democracia e por eleições livres”

Frentes Povo Sem Medo e Brasil Popular agendam mobilização nacional para 11 de agosto convocando a população a deter o golpismo de Bolsonaro

Decisão vem após Bolsonaro subir o tom de suas ameaças golpistas, alertam movimentos que integram a campanha | Foto: Oliven Rai/Mídia Ninja

Movimentos sociais que integram a campanha “Fora, Bolsonaro” decidiram voltar às ruas em razão das várias ameaças à democracia feitas pelo presidente da República e seus apoiadores. Com o mote “Em defesa da democracia e por eleições livres”, a Campanha, composta pelas frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo, além de movimentos sociais e sindicais, entidades e coletivos populares, marcou duas datas de mobilizações em todo o país: 11 de agosto e 10 de setembro.

Em sua convocatória, as organizações orientam que articulações locais tenham contato prioritário com estudantes, que já vêm mobilizando atos para o Dia do Estudante, comemorado na mesma data, 11 de agosto. Na ocasião, também haverá leitura da “Carta aos Brasileiros e Brasileiras”, em defesa do estado democrático de direito, oficializado, no domingo (24), pela Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, da no Pátio das Arcadas, às 11h.

O manifesto é inspirado na “Carta” de 1977, lida por Goffredo da Silva Telles Jr., que pedia o restabelecimento de um estado democrático de direito e manifestava repúdio ao regime militar, vigente na época.

Segundo apuração do Portal Vermelho, a proposta inicial dos movimentos, após reunião realizada na sexta-feira (22), apontava duas datas: 6 de agosto e 10 de setembro. Porém, após nova reunião realizada nesta terça-feira (26), e a partir de uma sugestão de organizações estudantis, a data foi alterada de 6 para 11 de agosto.

10 de setembro

A Campanha também convocou protestos para 10 de setembro (sábado), três dias depois do Dia da Independência, quando apoiadores de Bolsonaro pretendem ir às ruas após o presidente os convocar “pela última vez”. No feriado de 7 de setembro, quando o Brasil comemora 200 anos de independência, a previsão é de que ocorram os tradicionais atos do Grito dos Excluídos.

No documento divulgado nesta quarta-feira (27), a coordenação da Campanha afirma que “a escalada autoritária e golpista do presidente Jair Bolsonaro exige a mobilização de todas as vozes comprometidas com a democracia e com a luta por direitos sociais, contra violência, a destruição do meio ambiente, o desemprego e a fome”.

Os movimentos sociais afirmam que as “eleições e a soberania do voto popular”, estão “ameaçadas pela violência política, por campanhas de desinformação e pelo ataque às instituições.”.

Calendário de Mobilizações

AGOSTO

02 – Ato em defesa da democracia e pelo respeito ao resultado eleitoral no Senado
Federal.

11 – MOBILIZAÇÃO NACIONAL: FORA BOLSONARO: Em defesa da democracia e por
eleições livres

SETEMBRO

07 – Grito dos Excluídos

10 – MOBILIZAÇÃO NACIONAL: FORA BOLSONARO: Em defesa da democracia e por
eleições livres

Para ler a íntegra do documento, clique aqui.

__
Com informações de agências

Autor