Brasil está atrasado na compra de vacina para varíola dos macacos

A compra das vacinas foi realizada há nove semanas por outros países, diz fabricante.

Foto: Agência Brasil

Assim como na aquisição de vacinas contra a Covid-19, o Brasil, por meio do Ministério da Saúde, mais uma vez sai atrás e ainda não adquiriu doses do imunizante contra a varíola dos macacos (monkeypox).

Em reportagem do jornal Globo, Rolf Sass Sorensen, vice-presidente da única fabricante da vacina, a Bavarian Nordic, da Dinamarca, indicou que podem sobrar poucas doses para quem ainda não comprou o imunizante.

Isto acontece uma vez que há nove semanas diversos países como Estados Unidos, Canadá e a União Europeia já realizaram as compras. Inclusive, com garantia de fornecimento para os próximos anos. Atualmente a empresa é capaz de produzir 30 milhões de doses anuais.

Leia também: OMS declara varíola dos macacos como emergência global

A reportagem destaca que apesar de ser a única vacina específica para monkeypox, existem pesquisas avançadas com imunizantes de varíola humana que podem ser utilizados para combater o vírus.

Brasil atrasado

Com semanas de atraso, por meio da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), junto com outros países, o Brasil é um dos interessados na aquisição de doses da vacina. Outra tentativa é através da Organização Mundial da Saúde (OMS) que trabalha junto ao fabricante pela ampliação do acesso ao imunizante.

Leia também: Bolsonaro negligenciou compra de vacinas, diz presidente da CPI da Covid

Casos no país

O Ministério da Saúde divulgou na última segunda-feira (25) que o Brasil tem 813 casos confirmados da varíola dos macacos. O estado de São Paulo contabiliza a maioria dos casos, com 595 contaminados. Apesar do número não parecer grande, o Brasil já ocupa a sétima posição em casos, sem contar os diversos casos de subnotificação.

Com informações O Globo

Autor