Para 42% dos brasileiros, Bolsonaro estimula a violência

Associação entre Bolsonaro e violência é ainda maior entre os eleitores mais jovens

O presidente Jair Bolsonaro (PL) é responsável pela onda de violência política que tem tomado o País nas últimas semanas. Esta é a opinião de 42% do eleitorado brasileiro, conforme pesquisa PoderData realizada entre os dias 17 a 19 de julho.

Na visão desses eleitores, as declarações de Bolsonaro estimulam seus apoiadores a cometer atos de violência. Para 48%, as falas do presidente não induzem episódios de agressão. Outros 10% não sabem ou não responderam.

Essa associação entre Bolsonaro e violência é ainda maior entre os eleitores mais jovens. Nada menos que 51% dos brasileiros de 16 a 24 anos atribuem essa responsabilidade ao presidente da República.

Em 9 de julho, um apoiador do presidente, o policial penal Jorge José da Rocha Guaranho, assassinou em Foz do Iguaçu (PR) o guarda municipal e militante do PT Marcelo Aloizio de Arruda, que comemorava seu aniversário de 50 anos com uma festa temática petista. Antes da execução, Guaranho gritou “aqui é Bolsonaro”.

O PoderData ouviu 3 mil eleitores, por telefone, de 17 a 19 de julho, em todos os estados. A margem de erro é de dois pontos percentuais.

Autor