Pernambuco aguarda Lula, o filho ilustre que impulsionou o estado

Um dos momentos mais esperados será a visita do ex-presidente a Garanhuns, município do agreste onde nasceu

Lula no ato público em Sergipe (Foto: Ricardo Stuckert)

O ex-presidente Lula estará em Pernambuco nesta quarta (20) e quinta-feira (21) para cumprir agenda pelo interior e por Recife. No estado, tem encontros políticos e conversas com a militância e a população. Um dos momentos mais esperados será a visita dele a Garanhuns, município do agreste onde nasceu.

No Twitter, Lula diz que Garanhuns era mais feliz quando ele era presidente. “Milhares de famílias foram beneficiadas por programas sociais. Era investimento na saúde, educação e geração de empregos”, lembrou.

O pré-candidato a presidente da República destacou que durante seus governos, de 2003 a 2016, 18,4 mil famílias do município foram beneficiadas com Bolsa Família. Criou-se 9,2 mil postos de trabalho com carteira assinada e foram entregues 2,6 mil moradias do Minha Casa Minha Vida. 395 famílias também foram atendidas pelo Luz para Todos.

Leia mais: Mulheres entregarão a Lula e Alckmin propostas debatidas em todo país

Além disso, 578 alunos foram beneficiados com os programas Prouni e Fies. Ainda na área de educação, um novo campus da Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (Ufape) e outro no Instituto Federal de Pernambuco (Ifpe) foram construídos no município.

O senador Humberto Costa (PT), que é do estado, destacou o desenvolvimento de Pernambuco na época. “A vinda do presidente é extremamente significativa e muito importante para nós. Primeiro, porque é bom vê-lo em casa de novo, de volta ao lugar em que nasceu e teve de ir embora com a mãe e os irmãos, açoitados pela fome, que um dia ele mesmo acabou. Depois, porque é a visita a um estado que, juntamente com os outros oito da região, virou uma locomotiva da economia brasileira em seu governo”, afirmou o senador.

“Foram refinaria, polo petroquímico, fábrica de automóveis, estaleiros navais. Pernambuco experimentou um crescimento de renda e uma geração de emprego nunca vistos na sua história”, lembrou o senador, logo antes de lamentar que esses feitos tenham sido “desmontados depois do golpe por Temer e, especialmente, pelo genocida Bolsonaro”.

Programação

Estão programados atos públicos em Serra Talhada, Garanhuns e Recife. Na capital, o evento acontecerá na quinta, no Classic Hall, a partir das 17h. Inicialmente, o ato estava agendado para a Praça do Carmo, mas precisou ser remanejado por causa da previsão de chuva.

Na quarta, o ato em Garanhuns será na Arena 13 em frente ao Metroplaza, a partir das 9h. Em Serra Talhada, a manifestação reunirá apoiadores na antiga Estação Ferroviária às 17h.

Autor