Oposição pede ao STF que investigue Bolsonaro por atentar contra democracia

Sem provas, Bolsonaro acusou a existência de fraudes nas urnas eletrônicas em reunião com embaixadores. Os diplomatas deixaram a reunião abalados e temem que o presidente esteja preparando as bases para uma tentativa de golpe

© Nelson Jr./SCO/STF

Os partidos de oposição (PT, PSOL, PCdoB, PDT, Rede Sustentabilidade, PSB e PV) protocolaram nesta terça-feira (19), no Supremo Tribunal Federal (STF), uma notícia-crime pedindo investigação contra Bolsonaro por várias transgressões. Entre as quais a ameaça ao Estado Democrático de Direito e a incitação das Forças Armadas contra o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Além disso, foi requerida uma apuração de possível prática de improbidade administrativa e campanha eleitoral antecipada.

Nesta segunda-feira (18), Bolsonaro mentiu para a embaixadores sobre fraude nas eleições presidenciais de 2018 e ameaçou os ministros e o TSE. Os diplomatas deixaram a reunião, no Palácio da Alvorada, abalados e temem que o presidente esteja preparando as bases para uma tentativa de golpe.

De acordo com a colunista do G1 Andréia Sadi, aliados de Bolsonaro analisaram o encontro como um “tiro no pé” e um “vexame”. Para eles, houve ataques infundados ao sistema eleitoral brasileiro.

Leia mais: Presidente do TSE rebate mentiras de Bolsonaro ditas a embaixadores

“ATENÇÃO! Nós, parlamentares e partidos de Oposição, ingressamos no STF contra Bolsonaro pelo espetáculo grotesco e criminoso praticado ontem. Atentou contra as instituições democráticas, cometeu crimes de responsabilidade, improbidade administrativa e crimes eleitorais”, escreveu no Twitter o deputado Orlando Silva (PCdoB-SP).

“Bolsonaro é um criminoso contra o país, contra o povo e contra a democracia. Vamos agir no jurídico e na política. Democracia precisa ser defendida, sempre! As eleições vão acontecer e seu resultado será respeitado. Bolsonaro não manda na Constituição, a democracia está acima dele”, afirmou a deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ).

A deputada Alice Portugal (PCdoB-BA) disse que Bolsonaro não cansa de atacar a democracia. “Segue espalhando mentiras sobre as urnas eletrônicas, ameaçando o TSE e o STF, porque está desesperado com as eleições presidenciais”, disse.

Para o deputado Daniel Almeida (PCdoB-BA), realizar mais um ataque ao sistema eleitoral brasileiro é a prova o quanto Bolsonaro está desesperado com resultado das eleições. “Num momento onde está acontecendo diversos casos de violência, devido a polarização política, essa ação incentiva novos casos de agressões. Facista!”, avaliou.

“Ao chamar embaixadores para ouvir mentiras sobre as urnas eletrônicas, acusando sem provas o TSE, Bolsonaro comete crime contra a soberania nacional atentando contra as instituições e expõe o Brasil a um vexame internacional”, considerou a vice-líder da oposição na Câmara, Perpétua Almeida (PCdoB-AC).

A deputada Professora Marcivânia (PCdoB-AP) também considerou a fala do presidente um vexame internacional: “Os verbos reflexivos são aqueles que têm sua ação executada pelo sujeito e refletida nele mesmo, por isso o agente executa e sofre a ação. Se vexame fosse verbo, diria ser esse o caso mais exemplificativo da forma reflexiva na história mundial”.

“Ontem o Brasil mais uma vez foi envergonhado e agredido por ninguém menos que o ainda presidente da República. Mas o Brasil é forte e daqui a 75 dias vai vencer nas urnas derrotando o desastrado e fracassado aspirante a ditadorzinho Bolsonaro. Viva o povo brasileiro!”, disse o deputado Márcio Jerry (PCdoB-MA).

Notícia-crime

O líder da minoria na Câmara, deputado Alencar Santana (PT-SP), disse que notícia-crime protocolada no STF trata de vários crimes cometidos por Bolsonaro. “Crimes premeditado, com local e hora avisados com antecedência e autoridades convocadas formalmente que acabaram sendo testemunhas”, considerou.

O líder da oposição no Senado, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), também explicou o teor da ação no STF: Condenar o pré-candidato Jair Bolsonaro por propaganda irregular e o partido dele para imediatamente divulgar errata desmentindo os termos das declarações do seu candidato em TVs públicas.

“Chegou a hora definitiva de colocar fim à palhaçada fascista e autoritária de Jair Bolsonaro! Além disso, vamos pedir a Condenação do PL a perder o tempo de sua propaganda eleitoral equivalente ao gasto pelo pré-candidato na divulgação de ataques e informações inverídicas sobre as urnas eletrônicas! Chega de deixar Bolsonaro esculhambar a nossa democracia!”, protestou o líder.

Leia aqui a representação

Autor