Quem são os líderes do MDB que apoiam Lula

Líderes do MDB de 11 estados declaram apoio a Lula já no primeiro turno em evento em SP. Entre os que se encontraram com Lula estão o senador Renan Calheiros (AL), o governador de Alagoas, Paulo Dantas, o senador Eduardo Braga (AM), a senadora Rose de Freitas (ES).

Lula se reúne com líderes do MDB para articular aliança no primeiro turno das eleições — Foto: Reprodução/Twitter

Líderes do MDB de 11 estados, a maioria do Nordeste, se reuniram na tarde desta segunda-feira (18), em São Paulo, para declarar apoio à pré-candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à Presidência da República, já no primeiro turno. O apoio foi declarado apesar do MDB ter a senadora Simone Tebet (MS) como pré-candidata a presidente e tem oscilado entre 1% e 2% de intenção de voto nas pesquisas.

“Estamos aqui representados por 11 estados e pelas lideranças das duas bancadas do MDB para dizer da nossa decisão, portanto, de caminhar com a candidatura Lula e Alckmin já no primeiro turno”, afirmou o senador Eduardo Braga (AM).

No evento também estavam o senador Renan Calheiros (AL), o governador de Alagoas, Paulo Dantas, e os senadores Veneziano Vital do Rêgo (PB), o ex-senador Eunício Oliveira (CE), Rose de Freitas (ES), o ex-deputado Lúcio Vieira Lima (BA), Marcelo Castro (PI), o ex-senador Edison Lobão (MA), o ex-governador Renan Filho (AL), e o presidente do diretório estadual MDB no RJ, deputado Leonardo Picciani.

Em declaração ao portal Vermelho, Renan Filho comentou o encontro com Lula, nesta segunda: “O apoio a Lula já no 1º turno é uma decisão política correta e inteligente, que pode unir todas as forças democráticas do país para derrotarmos o fascismo. O ato desta segunda-feira que levou o MDB de 11 estados ao encontro com Lula São Paulo para declarar apoio, é um passo inicial. Tenho esperança e vejo sinais de que será ampliado”.

Eunício afirmou que representava também a figura do ex-governador do Rio Grande do Norte, Garibaldi Alves Filho. E Eduardo Braga disse representar o Pará (Elder Barbalho). Também compareceram os deputados petistas José Guimarães (CE) e Marcio Macedo (SE), o deputado Isnaldo Bulhões Jr., líder do MDB na Câmara, e o governador de Alagoas, Paulo Dantas (MDB).

“Tomamos a decisão nos nossos estados de apoiar sua candidatura. Nós temos 11 estados representados do MDB comprometidos com o projeto de Brasil que todos queremos, com o fortalecimento da democracia, com a retomada do crescimento, com a retomada do emprego, renda e da Justiça social com o aspecto humanitário que este país precisa para que nós possamos ter a solidariedade e o enfrentamento da fome”, disse Braga.

Está previsto para ocorrer em São Paulo o lançamento oficial da candidatura Lula-Alckmin na próxima quinta-feira (21). Já a convenção do MDB está agendada para o dia 27 de julho e a organização optou por um formato virtual.

Antes da reunião, o governador de Alagoas, Paulo Dantas, informou que o grupo irá “defender nas convenções, vamos conversar com todos que fazem o MDB no Brasil para que o MDB marche junto para o fortalecimento da nossa democracia, e a gente entende que a candidatura do presidente Lula representa isso”.

No início do mês, Lula visitou Alagoas, onde se encontrou em evento público com Dantas para troca de apoios. Após elogiar Renan Filho como um dos melhores governadores “da nova safra”, garantiu que voltaria na Convenção do MDB local para prestigiar a oficialização da candidatura de Dantas.

Com informações do G1