Meninos Garimpeiros, a história de jovens do Baixo Rio Madeira

Documentário mostra a história de meninos que ficaram sem aulas durante a pandemia e foram obrigados a trabalhar no garimpo.

A imagem que abre esta página é de um menino brincando de papagaio (pipa) ao fundo as balsas de garimpo ancoradas às margens do rio Madeira de autoria de Tulasi Resende (Amazônia Real/Amazon RJF)

O documentário Meninos Garimpeiros conta a história de jovens de comunidades ribeirinhas da região do Baixo Rio Madeira, em Rondônia, que passaram três anos sem acesso à escola.

Em 2019 ficaram praticamente o ano letivo inteiro sem aulas devido caso de corrupção envolvendo a Secretaria Municipal de Educação (SEMED) e a empresa de transporte escolar. Na época, crianças e familiares relataram que devido a situação muitos foram trabalhar nos garimpos.

Com a pandemia e o desmonte da política de fiscalização ambiental pelo presidente Jair Bolsonaro esse quadro se agravou. Em fevereiro de 2022 a repórter Thaís Espinosa e a fotógrafa Tulasi Resende, do site Amazonia Real viajaram às comunidades de Nazaré, Boa Vitória, Catarina, Conceição da Galera e São Carlos para acompanhar essa história. 

Ficha técnica

Reportagem: Thaís Espinosa; Tulasi Resende e Gabriela Rabaldo.

Entrevistas: Thaís Espinosa e Tulasi Resende.

Imagens: Tulasi Resende

Produção: Thaís Espinosa

Roteiro: Gabriela Rabaldo; Thaís Espinosa; e Tulasi Resende

Edição Texto e Locução: Gabriela Rabaldo

Assistência de Edição: Tulasi Resende

Imagens aéreas: Bárbara Umbra/Greenpeace

Imagens de drone: Juraci Júnior

Imagens Arquivo: Thaís Espinosa – Garimpo no Rio Madeira

Apoio: Amazônia Real

Financiamento: Amazon Rainforest Journalism Fund (Amazon RJF), em parceria com o Pulitzer Center