MST inaugura agroindústria que produzirá derivados de milho livre de transgênicos

A expectativa é produzir 1 milhão de toneladas de derivados de milho não transgênicos e agroecológicos por ano, nas áreas conquistadas na luta por Reforma Agrária, envolvendo a produção de 13 municípios no Paraná.

Agroindústria vai beneficiar 24 toneladas de derivados de milho livre de transgênicos por dia. Foto: Edelvan Carvalho

Nesta sexta-feira (15), acontece a inauguração da agroindústria de derivados de milho livre de transgênicos da Cooperativa Agroindustrial de Produção e Comercialização Conquista (Copacon), localizada no Assentamento Eli Vive I, no distrito de Lerroville, em Londrina (PR).

A agroindústria possui capacidade de beneficiamento de 24 toneladas por dia. A expectativa é produzir 1 milhão de toneladas de derivados de milho não transgênicos e agroecológicos por ano. A estrutura atual já garante a comercialização de fubá, farinha de milho biju, canjica amarela e canjiquinha xerém. Os resíduos do milho beneficiado serão transformados em ração para bovinos e suínos.

Segundo Fábio Herdt, presidente da Copacon, o objetivo é ampliar a diversidade de produtos nos próximos cinco anos, também com a produção de quirerinha, canjica branca e flocão. “A expectativa é que a gente tenha todos esses produtos, que além de muito gostosos, que sejam agroecológicos, com capacidade de venda e com preço justo e de fácil acesso para toda população”, garante Herdt, que é assentado na comunidade.

Leia também: MST ocupa museu em Nova York em mostra de Barbara Wagner e Benjamin de Burca

A conquista da agroindústria chega cinco anos após o início do projeto, e marca mais um passo na estruturação econômica da comunidade, de forma cooperada. As estruturas da agroindústria tiveram investimento de cerca de R$ 5 milhões – a maior parte vindos de recursos próprios e da FINAPOP – Programa de Financiamento Popular da Agricultura Familiar para Produção de Alimentos Saudáveis, e cerca de 600 mil vindos do governo do Estado.

Avanço da produção de alimentos e geração de renda

Agroindústria de beneficiamento de milho. Foto: Edelvan Carvalho

Criado em 2009, o assentamento Eli Vive é formado por 501 famílias e cerca de 3 mil moradores e moradoras. É a maior área de Reforma Agrária na região metropolitana do Brasil, com 7.500 hectares.

Desde o início da comunidade, as famílias do Assentamento Eli Vive produzem para o auto sustento e para a comercialização. Entre as linhas de produção se destacam: leite, hortaliças, café, panificação, frutíferas e grãos, principalmente milho. Parte dos lotes já conquistaram certificação de produção orgânica e agroecológica, projeto em crescimento na comunidade.

A Copacon foi criada pelas famílias assentadas para otimizar a produção e a comercialização dos alimentos. Atualmente, cerca de 360 estão associadas à cooperativa, de 13 municípios diferentes. Além da renda gerada para os produtores (as), mais de 20 trabalhadores (as) todos(as) assentados e filhos de assentados são funcionários da cooperativa.

Leia também: MST – 38 anos de luta pela democratização da terra

Os números mostram a força produtiva do grupo associado: Na última safra, a cooperativa comercializou 15 mil sacas de milho, 10 mil de soja e 10 mil de feijão preto e carioquinha. Outras 15 toneladas de alimentos são entregues na Central de Abastecimento (Ceasa) toda semana, além da comercialização de 80 mil litros de leite por mês.

Assentamentos do MSR produzem milho não transgênico. Foto: Juliana Barbosa

Os alimentos da comunidade também abastecem as escolas públicas da região. São entregues 10 toneladas por semana de alimentos por semana ao Programa de Alimentação Escolar (PNAE), chegando a mais de 100 escolas de Londrina e região. Uma padaria comunitária, coordenada por mulheres assentadas, também produz panificados para a alimentação escolar.

Mais de 400 crianças e adolescentes estudam em duas escolas municipais e uma estadual do assentamento. A comunidade também tem um mercado e uma agropecuária na sede da comunidade, além de uma Associação de Mulheres e times de futebol feminino e masculino. O coletivo de saúde garante a implantação de hortas medicinais em cada lote.

As famílias têm grande preocupação em avançar na preservação e reflorestamento da área, e são guardiãs de mais de 100 minas d’água. Já foram plantadas mais de 10 mil árvores frutíferas, e ainda este ano, cerca de 40 mil mudas serão plantadas como parte do Plano Nacional Plantar Árvores e Produzir Alimentos Saudáveis.

Cooperação em áreas da Reforma Agrária

A cooperação entre as famílias assentadas e acampadas e o beneficiamento dos alimentos in-natura são a combinação que garante ampliação da geração de renda e de postos de trabalho no campo.

A agroindústria da Copacon é uma das 60 criadas em áreas da Reforma Agrária no Paraná, entre laticínios, padarias e agroindústrias de beneficiamento. Elas estão ligadas a 24 cooperativas da Reforma Agrária, formadas por 7 mil famílias espalhadas por 200 municípios de todo o estado.

Ao todo, mais de 50 produtos são industrializados em áreas da Reforma Agrária, entre café, hortifruti, erva mate, mel, suco, milho e grãos em geral, e derivados de leite e da cana-de-açúcar.

Leia também: Moraes dá 2 dias para que Bolsonaro explique discurso de ódio e violência

Além da venda ao mercado convencional, em feiras e com venda direta ao consumidor, a produção chega também ao PNAE. Atualmente as cooperativas e associações da Rede de reforma Agrária são responsáveis pela execução de 22% dos recursos destinados à compra de merenda escolar da Agricultura Familiar pelo estado.

Ao todo, os alimentos da Reforma Agrária chegam a mais de mil escolas estaduais, garantindo refeições saudáveis a cerca de um milhão alunos da rede pública. Alimentos como feijão e arroz chegam a quase todas as escolas do Paraná.

Com informações da assessoria de imprensa do MST

Autor