Lula abre 43 pontos de vantagem sobre Bolsonaro na Bahia: 62% a 19%

Em eventual segundo turno, a Bahia entregaria a Lula 69% dos votos, e a Bolsonaro, 21%

(Forto: Ricardo Stuckert)

É de nada menos que 43 pontos percentuais a vantagem do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre o presidente Jair Bolsonaro (PL) na mais nova pesquisa de intenção de votos na Bahia. Levantamento do Instituto Quaest, contratado pelo Banco Genial e divulgada nesta sexta-feira (15), mostra Lula com 62% das intenções de voto a presidente no primeiro turno, contra 19% de Bolsonaro (PL).

Na sequência aparecem Ciro Gomes (PDT, 5%); André Janones (Avante, 2%); Simone Tebet (MDB, 1%); e Vera Lúcia (PSTU, 1%). Como a margem de erro é de 2,9 pontos percentuais, esses quatro pré-candidatos estão tecnicamente empatados. Há ainda 4% de indecisos e 5% de votos em branco, nulos ou que não pretendem votar.

Em eventual segundo turno, a Bahia entregaria a Lula 69% dos votos, e a Bolsonaro, 21%. A pesquisa Genial/Quaest  ouviu 1.140 eleitores, presencialmente entre os dias 9 e 12 de julho. A margem de erro é de 2.9 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Na disputa ao governo do estado, a distância entre do líder, o ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União Brasil), para os demais candidatos caiu. Em um mês, o candidato da direita perdeu seis pontos percentuais, indo de 67% a 61%. Já seus principais adversários cresceram: Jerônimo Rodrigues (PT) passou de 6% para 11%, e João Roma (PL), de 5% para 6%.

Na pesquisa para o Senado,  Otto Alencar (PSD), candidato à reeleição, lidera com 32% das intenções de voto. Os demais candidatos vêm bem atrás: Cacá Leão (PP) tem 10%, Doutora Raíssa Soares (PL) e Marcelo Nilo (Republicanos) emparam com 6%, e Tâmara Azevedo (PSOL) marca 4%.

Autor