Cultura é vital para mudar o Brasil, aponta Lula em encontro com artistas no DF

Lula indica que vai recriar o Ministério da Cultura.

Foto: Ricardo Stuckert

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, pré-candidato à presidência e líder nas pesquisas de intenção de voto, participou de encontro com artistas e trabalhadores da cultura do Distrito Federal, na quarta-feira (13), ocasião em que indicou que pretende recriar o Ministério da Cultura.

Na sua fala, Lula apontou que: “A questão cultural é vital para que a gente possa mudar este país no século 21. Nós precisamos avançar.”

Segundo o ex-presidente, investir na política cultural não é custoso e traz um retorno grandioso, uma vez que gera empregos, movimenta a economia e difunde a imagem nacional.

Leia também: Ato “Vamos Juntos pelo DF e pelo Brasil” reúne Lula e Alckmin em Brasília

“A cultura nunca é colocada como prioridade. E precisa ser. […] vocês da cultura pedem muito pouco, vocês cobram muito pouco e vocês oferecem muito. E esse pouco que vocês pedem é plenamente possível da gente realizar”, ressaltou.

Brasil do Futuro para Lula

Foto: Ricardo Stuckert

Ao falar do Brasil que acredita no futuro, Lula disse que espera um país de oportunidades igualitárias (sociais e econômicas) para brasileiros de todas as regiões do país.

“Não quero tirar um rico da universidade para colocar um pobre. O que eu quero é que o pobre tenha as mesmas oportunidades que o rico. Eu não estou querendo privilégios, eu só quero um país onde a mulher ganhe o mesmo salário de um homem exercendo a mesma função, um país onde ela não seja um objeto. Um país em que não haja preconceito racial, preconceito cultural. A gente quase chegou lá, mas estão destruindo tudo”, criticou.

Leia também: Muito além de Chico Buarque: artistas de Anitta a Caetano apoiam Lula

O ex-presidente disse, por fim, que se for eleito mais uma vez, seu foco voltará aos brasileiros menos favorecidos. “Todo mundo sabe que eu vou governar para todos. Mas vou governar prioritariamente para o povo pobre”, declarou.

O ato contou com intervenções culturais, a leitura do “Manifesto da Cultura do DF com o Lula” e as presenças de: Janja Silva, de Olgamir Amancia (PCdoB) pré-candidata a vice-governadora do DF, Márcio Tavares (Secretário Nacional de Cultura do PT), Geraldo Magela (ex-deputado), Tereza Padilha (atriz), Nilson Rodrigues (produtor audiovisual), Lydia Garcia (professora de música),  Claudinei Pirelli (produtor cultural), Jairo Mendonça (PCdoB), Pedro Ivo (Rede), Rita Andrade (Psol), Ivana (PT), Pablo Feitosa (PSB), Jean Cunha (PV), entre diversos representantes e trabalhadores da cultura.

Assista como foi o encontro:

Com informações do site do Lula

Autor