Anvisa libera Coronavac para crianças de 3 a 5 anos, após 300 mortes em 2022

Governo demorou sete meses para avaliar a imunização de crianças que já é feita e comprovadamente eficaz em vários outros países do mundo.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu hoje (13) autorizar a aplicação emergencial da vacina CoronaVac em crianças de 3 a 5 anos de idade, após registro da taxa de duas mortes diárias pela doença nesta faixa etária. O imunizante é produzido pelo Instituto Butantan para combate à covid-19.

Durante reunião da diretoria colegiada, em Brasília, por unanimidade, a agência seguiu recomendação das áreas técnicas e autorizou a imunização com duas doses da vacina, no intervalo de 28 dias. A aprovação vale somente para crianças que não são imunocomprometidas.  

Jesem Orellana

Especialistas consideram que houve atraso na decisão, favorecendo a nova onda de contágios e mortes em todo o país. Ainda nem há prazo para início da campanha, que será decidida apenas após avaliação do Ministério da Saúde.

Leia também: Estudo aponta janeiro como mês em que Covid matou mais crianças

O Comitê Extraordinário de Monitoramento Covid-19 da Associação Médica Brasileira (CEM COVID AMB) afirmou no dia primeiro de julho, que a vacinação contra covid-19 em crianças menores de 5 anos é urgente, sobretudo depois de um levantamento apontar que ao menos duas crianças morrem diariamente por causa da doença no país. Sáo dezenas de médicos e cientistas que expressaram sua opinião especializada em um comunicado público. 

Pesquisa realizada em conjunto pelo Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD- Fiocruz Amazônia), Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e Universidade Federal de Pelotas (UFPel) apontou redução do número de óbitos (40%) por covid-19 entre adolescentes de 12-17 anos, durante o período mais crítico da epidemia em 2022 e substancial aumento (74%) em menores de 12 anos, principalmente nos menores de 5. 

De acordo com o levantamento da Fiocruz, a média de duas mortes diárias de crianças menores de 5 anos se mantém em 2022, já que entre janeiro e 13 de junho deste ano o Brasil registrou ao menos 291 mortes por covid nesta faixa etária. Em 2020, foram registradas 599 mortes por Covid-19 nesta faixa etária e em 2021, o número aumentou para 840. 

Leia também: Cerca de 20 milhões de mortes foram evitadas com vacinas contra Covid

“Nas crianças, as taxas de mortalidade foram iguais ou piores do que em fases anteriores da epidemia, se contrapondo ao registro de queda consistente e forte dos adultos, reforçando não só a efetividade da vacina contra COVID-19, mas também a importância do seu uso oportuno e massivo”, explica o epidemiologista da Fiocruz Amazônia, Jesem Orellana, um dos signatários do estudo. Ele observa o alto número de mortes de crianças, enquanto adultos reduzem drasticamente os óbitos, conforme avançava a vacinação.

Para a diretora Meiruze Souza Freitas, da Anvisa, relatora do pedido, a CoronaVac está aprovada em 56 países pela Organização Mundial da Saúde (OMS), teve cerca de um bilhão de doses aplicadas e tem contribuído para reduzir mortes e hospitalizações.  Apesar disso, o Brasil só mantinha vacinação de crianças pela Pfizer, e acima de 5 anos, desde janeiro.

“Vacinar crianças de 3 a 5 anos contra a covid-19 pode ajudar a evitar que elas fiquem gravemente doentes se contraírem o novo coronavírus”, explicou. 

A decisão foi baseada em estudos nacionais e internacionais sobre a eficácia da vacina em crianças. No Chile, a Coronavac mostrou efetividade de 55% contra a hospitalização de crianças que testam positivo para a covid. As crianças também receberam a vacina melhor que os adultos, em termos de reações.

Leia também: Casos de covid aumentam, mas vacinação reduz procura por leitos

As pesquisas foram realizadas pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e Instituto Butantan, além de entidades internacionais. Também foram levados em conta pareceres de sociedades médicas e das áreas de farmacovigilância e de avaliação de produtos biológicos da Anvisa.