PCdoB cobra vaga em chapa de Lula na Bahia

Para o PCdoB, qualquer definição “deveria ter passado por um debate na Federação (PT-PCdoB-PV) e pelo conjunto dos partidos da base aliada do governo do estado”

Comunistas reivindicam que o vereador Augusto Vasconcelos seja indicado a suplente de senador

O PCdoB-BA criticou a indicação arbitrária de ex-prefeito de Ibotirama, Terence Lessa (PT), à suplência do senador Otto Alencar (PSD), que será candidato à reeleição com o apoio do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).  Lessa foi anunciado como integrante da chapa neste domingo (10), durante atividade em Jacobina (BA).

Ao contrário do que afirma o PT, a decisão de não foi consensual. Segundo o presidente do PCdoB-BA, Davidson Magalhães, os comunistas souberam da indicação de Lessa “por WhatsApp”.

Se o ex-prefeito for mantido como suplente, a grande “chapa pró-Lula” em formação na Bahia vai privilegiar o PT, em detrimento de outros partidos. Os petistas já encabeçam a chapa ao governo do estado, com Jerônimo Rodrigues, ex-secretário estadual da Educação, que tentará dar sequência à hegemonia de 16 anos da esquerda no estado.

“A informação divulgada de que a indicação do nome do suplente teria sido de forma unânime não corresponde com os fatos”, informou, por meio de nota, a Comissão Executiva do PCdoB-BA. Os comunistas reivindicam que o vereador Augusto Vasconcelos, líder da Oposição na Câmara Municipal de Salvador (BA), seja indicado ao posto.

Para o PCdoB, qualquer definição “deveria ter passado por um debate na Federação (PT-PCdoB-PV) e pelo conjunto dos partidos da base aliada do governo do estado”. Além de rejeitar a indicação de “mais um nome de um partido que já compõe a chapa majoritária”, o PCdoB-BA afirma que “a chapa deve refletir o conjunto da participação das forças políticas que integram a aliança”.

O PV também manifestou sua contrariedade com a indicação de um petista a suplente de senador. O próprio Otto Alencar já havia pedido para participar do processo de deliberação, numa confirmação da coerência do pleito do PCdoB-BA. “Registramos a nossa insatisfação com o processo de decisão, o que não ajuda na boa relação das forças políticas que compõem a coligação e na condução da campanha”, conclui o PCdoB.

Autor