Câmara do Recife rejeita concessão de medalha a Michelle Bolsonaro

Por 16 votos a 9, a Casa legislativa se recusou a conceder medalha de mérito à primeira-dama e autor recuou em relação ao projeto para conceder a medalha a Bolsonaro

A Câmara Municipal do Recife, capital do Estado de Pernambuco, rejeitou, dia 5, proposta para conceder medalha de mérito à primeira-dama Michelle Bolsonaro, por 16 votos a 9.

Pelo que consta, não há razão para a concessão de tal honraria, já que não consta que a primeira-dama tenha realizado algo de extraordinário para a sociedade.

Os vereadores da capital pernambucana estavam mobilizados desde a semana passada por causa de proposição para homenagear o marido de Michelle, o presidente Jair Bolsonaro (PL), com a medalha “José Mariano”, a principal concedida pela Casa. Por causa da pressão, o autor da medida recuou e retirou o projeto da pauta.

A vereadora e poetisa Cida Pedrosa (PCdoB) se pronunciou na tribuna contra a concessão de medalha.

“O que está em jogo é a gente homenagear um campo conservador e autoritário, que acredita em golpe de Estado, que defende a tortura, que coloca o Brasil na rota da miséria. Que, com o seu obscurantismo, ceifou a vida de 650 mil pessoas. Um campo fascista que coloca o nosso povo pedindo esmola nos sinais”, disse Pedrosa na ocasião, em referência à condução da pandemia de covid-19 por Bolsonaro. “O que está em jogo é a luta nossa, progressista, por um projeto de felicidade para o nosso povo. O que está em jogo aqui é discutir biblioteca ou clube de tiro. O que está em jogo aqui é a gente ter uma população mais feliz ou menos feliz”, declarou Cida.

O vereador Rinaldo Junior (PSB) fez questão expressar sua discordância ao projeto. “Jamais poderia dar uma medalha, que leva o nome de Olegária Mariano, a uma pessoa que está lado a lado com esse governo que retira direitos”, disse o vereador.

Homenagem negada

A homenagem negada a Michelle seria a Medalha Olegária Mariano, que leva o nome da abolicionista recifense do século 19, e foi criada para homenagear mulheres que tenham prestado serviços à humanidade e à paz universal.

A proposição foi apresentada pela vereadora evangélica Missionária Michele Collins (PP), que preside a Comissão de Direitos Humanos da Câmara de Vereadores do Recife.

A Medalha de Mérito Olegária Mariano foi concedida pela primeira vez na Câmara Municipal, em dezembro de 2021. Por indicação da vereadora Liana Cirne (PT), o Poder Legislativo aprovou dia 17 de dezembro de 2021, a concessão da honraria à advogada Vera Baroni, conhecida pela atuação no movimento negro.

Veja como votaram os vereadores do Recife:

Alcides Teixeira Neto (PSB) – Não

Cida Pedrosa (PCdoB) – Não

Dani Portela (PSol) – Não

Eduardo Marques (PSB) – Não

Ivan Moraes (PSol) – Não

Jairo Britto (PT) – Não

Liana Cirne (PT) – Não

Luiz Eustáquio (PSB) – Não

Osmar Ricardo (PT) – Não

Rinaldo Júnior (PSB) – Não

Dilson Batista (Avante) – Sim

Doduel Varela (União) – Sim

Felipe Alecrim (PSC) – Sim

Júnior Tércio (Pode) – Sim

Michele Collins (PP) – Sim – autora do projeto de decreto

Renato Antunes (PSC) – Sim

Felipe Francismar (PSB) – Não

Joselito Ferreira (PSB) – Não

Marco Aurélio Filho (PRTB) – Não

Natália de Menudo (PSB) – Não

Paulo Muniz (SD) – Sim

Romerinho Jatobá – (PSB) – Não

Professor Mirinho (SD) – Sim

Ronaldo Lopes (PSC) – Sim

Zé Neto (Pros) – Não

Fonte: Hora do Povo