Prisão de Assange é um caso político, diz advogada e esposa do jornalista

“Julian Assange está há 12 anos em privação de liberdade por ter revelado dados sigilosos que apresentavam graves violações de direitos humanos”, destacou o deputado Orlando Silva.

A Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados realizou na quarta-feira (6) uma audiência pública sobre o caso do jornalista Julian Assange. A audiência contou com a participação, via videoconferência, de familiares do jornalista detido no Reino Unido. O evento foi realizado por requerimento do presidente da comissão, o deputado Orlando Silva (PCdoB-SP).

“Julian Assange está há 12 anos em privação de liberdade por ter revelado dados sigilosos que apresentavam graves violações de direitos humanos”, destacou Silva em seu pedido.

“A maior ameaça à vida dele [Julian Assange] é o silêncio ao redor da situação. É um caso político. O Reino Unido tem uma ficção legal por meio da promotoria inglesa, mas aí é a extensão do que é claramente um caso político contra Julian, contra um jornalista que publicou informações verdadeiras que eram vergonhosas para o governo dos EUA”, destacou Stella Morris Assange, advogada e esposa do jornalista, durante a audiência pública.

Leia mais: Caso Assange: evento dia 23 denuncia violações da liberdade de imprensa

Assange está na prisão de segurança máxima de Belmarsh, em Londres, e o Reino Unido autorizou sua extradição para os Estados Unidos, onde pode ser condenado a até 175 anos. A Casa Branca usa lei contra a espionagem da Primeira Guerra Mundial para processar o jornalista pela publicação de documentos e informações sigilosos que revelaram possíveis crimes de guerra dos Estados Unidos em suas invasões no Iraque e no Afeganistão.

Em junho, a ministra do Interior do Reino Unido, Priti Patel, autorizou o envio do jornalista para os EUA, processo de pedido de extradição que começou com o republicano Donald Trump e continua na gestão do democrata Joe Biden. A defesa recorre do caso.

Audiência na Comissão dos Direitos Humanos na Câmara contou com a participação de familiares de Assange (Foto: Billy Boss/Agência Câmara)

Fonte: Liderança do PCdoB na Câmara dos Deputados