PSB retira candidatura em MG, fecha com Kalil e amplia bloco de Lula

Além de um deputado federal e três deputados estaduais, partido conta no estado com 48 prefeitos e 400 vereadores

A chapa formada em Minas Gerais com Lula (PT) a presidente e Alexandre Kalil (PSD) a governador se fortaleceu ainda mais nesta segunda-feira (4), com o ato de adesão do PSB-MG, em Belo Horizonte. Além de um deputado federal e três deputados estaduais, o partido conta no estado com 48 prefeitos e 400 vereadores.

Para oficializar o apoio, o PSB abriu mão da pré-candidatura própria do ex-ministro da Saúde, Saraiva Felipe, ao governo mineiro. Pesou na decisão a necessidade de ampliar o bloco de sustentação a Lula. “A minha candidatura foi lançada antes da aliança entre Lula e Kalil, no sentido de dizer que, claro, o Lula teria espaço partidário em Minas. Naquele momento, não havia esse palancão do Kalil”, disse Saraiva Felipe.

A desistência da pré-candidatura foi elogiada apelo presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, que agradeceu a Saraiva Felipe. “Teve a grandeza de dar essa colaboração e compreender a importância do momento em que vivemos em Minas e no Brasil. O momento é de unidade das forças progressistas e democráticas, de alargar os horizontes, para que possamos construir uma nova realidade.”

O PSB-MG é presidido pelo deputado federal Vilson Luiz da Silva, o Vilson da Fetaemg, que também é vice-presidente nacional da CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil). Segundo ele, o próximo passo é aproximar da chapa os três deputados estaduais do partido, Bernardo Mucida, Gustavo Mitre e Neilando Pimenta, hoje próximos ao governador Romeu Zema (Novo).

“Não, o partido não está rachado. É um diálogo, convidamos todos e todas”, enfatizou Vilson. “O que queremos agora é continuar dialogando – e depois quero fazer uma conversa pessoalmente com os três mandatários.”

Kalil foi filiado ao PSB e recordou seus vínculos com a legenda: “O PSB é um partido que sempre marchou do meu lado, desde que comecei a minha vida política. É um partido em que você pode confiar, que tem palavra – e isso para mim é muito importante.”

Até o momento, a disputa ao governo de Minas Gerais conta com oito pré-candidatos: Alexandre Kalil, Carlos Viana (PL), Marcus Pestana (PSDB), Miguel Corrêa (PDT), Lorene Figueiredo (Psol), Renata Regina (PCB), Romeu Zema e Vanessa Portugal (PSTU). Além do PSD e do PSB, Kalil conta com o apoio de PCdoB, PT e PV – partidos que integram a Federação Brasil da Esperança.

Autor