Novo livro de Maria Maia reflete o momento atual político e pandêmico

PoemAção será lançado nesta quarta-feira (29), em Brasília

Maria Maia apresenta seu novo livro l Foto: Divulgação

Em seu terceiro livro, Maria Maia não perde tempo com composições poéticas que não estejam atreladas à atual realidade sociopolítica. PoemAção reúne três originais escritos durante a pandemia – Poemas do Confinamento e Poemas Militantes, além do PoemAção propriamente dito. O lançamento dessa nova safra da sôfrega produção da autora será no Bar Beirute da 109 Sul, nesta 4ª feira, 29, a partir de 19h.

Embora formada socióloga, antropóloga e mestre em Comunicação Social pela UnB, Maria Maia trilhou sua trajetória profissional na estrada das artes. Além de poeta, tornou-se cineasta, fotógrafa e artista plástica de vasta produção. Como diretora e roteirista, realizou em duas décadas 64 documentários para a TV Senado, em Brasília, onde vive desde a adolescência. Maria Maia publicou o livro Villa-Lobos pelo mundo afora toca a Alma Brasileira (Imagem no Ar Edições, 2019), além de Desejante e Quase Toda Poesia, ambos de poemas, lançados em 2018 também pela Imagem no Ar Edições.

A poeta e mestre em Literatura Maria Lucia Verdi enfatiza em PoemAção: “Sintonizada com a realidade socio-cultural brasileira, que vem registrando em oportunos filmes, comentando em poesia e recortando em fotografias e pinturas”, Maria pratica sua arte “como exercício de sobrevivência ante os impasses do cotidiano”. No prefácio de PoemAção, a professora de Literatura e poeta Luciana Barreto ressalta que “mesmo admitindo em si a ‘louca da casa’, que ‘já nasceu cheia de asas’, a poeta não dissocia o dom da imaginação da ação resoluta: ‘Imagino as coisas e as ponho em ação’”.

Para a romancista Ana Miranda, “Maria Maia nasceu no Acre, mas tem lembranças cearenses e o acento de sua fala é cearense. (…) Ela pinta em papel. Sua poesia é feita de pinceladas, talvez nem tanto, talvez apenas poeiras sopradas”. Já João Lanari, cineasta, professor e escritor consideram que “o projeto dessa poesia é despedaçar o campo do sujeito: tarefa dionisíaca, sem dúvida”. Em versos, Francisco Alvim, poeta e diplomata diz: “Maria Maia existe? / Que dúvida mais insólita / Pois você não a vê ali? É que quando você lê / os poemas dela ou ouve / quando ela os diz / sobretudo aqueles em que / ela excede a si / (quando desnasce e nasce) / é a poesia que está dizendo/ eu é que existo nela / eu é que estou ali”.

Serviço:
PoemAção – Livro de poesias, com fotos e ilustrações, de Maria Maia. 365 págs, R$ 50. Lançamento: 29.06, 4ª-feira, no Bar Beirute da CLS 109 Sul, a partir de 19h. Divulgação: Maya Lima

Autor