Cerca de 20 milhões de mortes foram evitadas com vacinas contra Covid

Estudo publicado nesta quinta-feira (23) na The Lancet também apontou forte desigualdade no acesso aos imunizantes entre os países ricos e pobres

Foto: reprodução

Mais uma vez, a ciência demonstra a importância das vacinas no enfrentamento à Covid-19. Pesquisa publicada na revista científica The Lancet nesta quinta-feira (23) mostra que em um ano, a imunização evitou cerca de 20 milhões de mortes pela doença em todo o mundo. 

De acordo com o levantamento, 19,8 milhões de mortes foram evitadas de um total de 31,4 milhões que teriam ocorrido se os imunizantes não estivessem sendo aplicados, redução de 63% no índice de óbitos. 

A pesquisa — primeira a aferir os impactos diretos e indiretos da vacinação sobre a mortalidade — foi feita tendo como referência informações de 185 países e territórios, colhidos entre 8 de dezembro de 2020 a 8 de dezembro de 2021. 

Também ficaram evidenciadas as desigualdades no acesso aos imunizantes entre populações de países ricos e os mais pobres: a maioria das mortes evitadas ocorreu em nações de alta e média renda (12,2 milhões de 19,8 milhões). 

Até o momento, em todo o mundo, a Covid-19 já matou 6,3 milhões de pessoas, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), mas esse número pode chegar a 15 milhões de vítimas diretas e indiretas. Segundo a plataforma de monitoramento Our World in Data, ligada à Universidade de Oxford, 67 países ou nações não haviam imunizado 40% da população até a última atualização, dos quais 18 não haviam vacinado nem 10%; desses, 14 estavam na África.

Para Oliver Watson, do Imperial College London, um dos responsáveis pela pesquisa, “milhões de vidas provavelmente teriam sido salvas tornando as vacinas disponíveis para pessoas em todo o mundo”. 

Com agências

Autor