Cacika Irê quer a voz indígena no parlamento cearense

É com a força da natureza e de seu povo que Cacika Irê tem buscado se manter firme na luta em prol do bem viver não só dos povos indígenas, mas atua em outros movimentos sociais

Foto: Divulgação

Cacika Irê, nativa do povo Jenipapo-Kanindé, da cidade de Aquiraz, primeira capital do Ceará, situada na Região Metropolita de Fortaleza. É uma liderança indígena formada desde sua infância lutando ao lado de sua mãe Cacique Pequena pela garantia do direito à vida, educação, saúde e terra para os povos Indígenas. Cacika Irê é uma das fundadoras da Articulação Nacional das Mulheres Indígenas Guerreiras da Ancestralidade (ANMIGA) e, atualmente, é vice coordenadora da Articulação das Mulheres Indígenas do Ceará (AMICE). Mestranda em Antropologia pela Universidade Federal do Ceará e pré-candidata à deputada estadual pelo PCdoB.

É com a força da natureza e de seu povo que Cacika Irê tem buscado se manter firme na luta em prol do bem viver não só dos povos indígenas, mas atua em outros movimentos sociais. Deste modo, levanta a bandeira de luta de causas sociais, das minorias, das mulheres, das pessoas LGBTQI+, das negras e dos negros e da defesa do meio ambiente. Como parlamentar, vai ajudar a organizar a “Bancada do Cocar” no legislativo e juntar forças para que os movimentos sociais possam ter mais vez e voz nos espaços políticos.

Foto: Divulgação

No Ceará existem quinze etnias indígenas reconhecidas oficialmente e outras em processo de reconhecimento. Cacika Irê tem visitado as aldeias para elaborar os planos de ações e também participado de mobilizações como a luta por uma “Funai Indigenista para os Povos Indígenas”. Segundo Irê, “a luta atual cobra justiça por cada um que demarcou nossas terras com seu sangue. Lutamos por uma Funai que caminhe junto com os povos indígenas, que defenda nossos territórios e proteja nossas florestas”. Ela acrescenta ainda a reinvindicação de justiça por Bruno Pereira e Dom Philips e a exigência da demissão de Marcelo Xavier, presidente da Funai.

O pré lançamento da candidatura a deputada estadual no Ceará pelo PCdoB ocorreu durante o Acampamento Terra Livre, em Brasília, no último mês de abril. Além dos povos indígenas, a Cacika Irê conta também o apoio de diversos setores sociais, em especial da área cultural, juventude, mulheres, LGBTQI+ e educadores com quem também tem realizado ações para seu programa político a ser apresentado durante as eleições.