Lula venceria Bolsonaro no 1º turno, diz nova pesquisa Datafolha

Com relação aos votos válidos, Lula tem 53%, e Bolsonaro, 32%

Elineudo Meira / @fotografia.75

A nova rodada da pesquisa Datafolha confirma a tendência de vitória do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva já no primeiro turno das eleições presidenciais de 2022. Divulgada na noite desta quinta-feira (23) no site do jornal Folha de S.Paulo, a sondagem aponta Lula com 47% das intenções de voto – 19 pontos a mais que o atual presidente, Jair Bolsonaro (PL), que tem 28%.

Com relação aos votos válidos (que excluem brancos, nulos e indecisos), Lula tem 53%, e Bolsonaro, 32%. Essa maioria lhe daria direito – caso a eleição fosse hoje – a um terceiro mandato presidencial sem a necessidade de segundo turno. Lula obtém melhor desempenho eleitoral contra Bolsonaro no Nordeste (58% a 19%), entre os menos escolarizados (56% a 22%), entre aqueles que ganham até dois salários mínimos (56% a 22%) e entre os mais jovens (54% a 24%).

As mudanças em relação à pesquisa anterior, de 25 e 26 de maio, ocorreram dentro da margem de erro. “Com isso, o cenário de polarização entre Lula e Bolsonaro se consolida ainda mais, fazendo crescer a percepção de que o eleitorado olha para a corrida como um segundo turno adiantado a esta altura da disputa”, analisa o jornalista Igor Gielow na Folha.

O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) soma 8%. Na sequência, empatados tecnicamente, estão o deputado federal André Janones (Avante-MG, 2%), Simone Tebet (MDB, 1%), Vera Lúcia (PSTU, 0%) e Pablo Marçal (Pros, 0%). Os demais candidatos – Sofia Manzano (PCB), Felipe D’Ávila (Novo), General Santos Cruz (Podemos), Luciano Bivar (UB), Eymael (DC) e Leonardo Péricles (UP) – não pontuaram.

Na pesquisa espontânea (na qual o entrevistado cita sua preferência sem ter visto previamente a lista de todos os candidatos), Lula tem 37%; Bolsonaro, 25%; e Ciro, 3%. O número de indecisos nesse levantamento é alto: 27%.

O Datafolha entrevistou 2.556 eleitores, em 181 cidades de todos os estados, nos dias 22 e 23 de junho. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais.

Autor