Deputados exigem punição para agressor de procuradora em São Paulo

Justiça decretou prisão de Demétrius Oliveira de Macedo, que já está detido em São Paulo. “Machistas e misóginos não passarão! Lugar de agressor é na cadeia”, disse a deputada Alice Portugal

(Foto: Reprodução)

O procurador que agrediu sua chefe Gabriela Samadello Monteiro de Barros, procuradora-geral do município de Registro, no interior de São Paulo, foi preso na manhã desta quinta-feira (23) na capital paulista. A justiça havia determinado a detenção dele na quarta (22).

Após o procurador ter sido encontrado, o delegado-geral de São Paulo, Osvaldo Nico Gonçalves, informou em entrevista que o agressor havia se internado em uma clínica.

Demétrius Oliveira de Macedo será conduzido a Registro, onde permanecerá preso, depois de passar pelo Instituto Médico Legal (IML) para exame de corpo de delito.

Em suas redes sociais, deputados repudiaram a brutal violência e exigiram punição exemplar para o agressor. “O covarde misógino que agrediu a procuradora, que era sua chefe, em pleno expediente, acaba de ser preso. Os agressores precisam saber que não ficarão impunes. Que responda por seu crime!”, escreveu o deputado Orlando Silva (SP) no Twitter.

Leia mais: Para 83% dos paulistanos, violência contra mulheres cresceu em 2021

A deputada Alice Portugal (PCdoB-BA) também usou a rede social para exigir justiça para Gabriela Samadello. “Machistas e misóginos não passarão! Lugar de agressor é na cadeia”, disse.

Para a deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ), o deplorável episódio é um exemplo de como no Brasil de Jair Bolsonaro “falta humanidade, sobra machismo e misoginia”.

“Exigimos punição para Demetrius de Oliveira Macedo. Não passarão! Gabriela, estamos com você! Somos muitas e juntas somos mais fortes”, postou na rede.

O deputado Daniel Almeida (PCdoB-BA) ressaltou que não há motivos que justifiquem as agressões feitas pelo procurador contra a colega. “Mais que lamentável que um profissional do direito tenha esse tipo de postura. A violência contra mulher precisa ser combatida em todas as esferas sociais”, disse.

 “JUSTIÇA! O procurador Demétrius Oliveira, que espancou sua chefe, a procuradora Gabriela de Barros, foi preso nesta manhã no município de Registro-SP. Exigimos celeridade no processo e responsabilização desse agressor de mulheres. Mexeu com uma, mexeu com todas!”, postou a líder do PSOL, Sâmia Bonfim (SP) no Twitter.

O líder do PT na Casa, Reginaldo Lopes (MG), disse que, entre março de 2020 e dezembro de 2021, foram registrados no país 2.451 feminicídios e 100.398 casos de estupro e estupro de vulnerável.

“É necessário política públicas de proteção as mulheres, ações efetivas e rápidas contra os agressores e a mudança urgente do presidente, afinal de contas, quando o maior líder político do país diz que a mulher é uma fraquejada ele estimula a cultura machista e condena mulheres a morte e violência”, criticou.

Deputadas Alice e Jandira pediram punição para o agressor (Fotos: Agência Câmara)

Agressão

Gabriela Samadello Monteiro de Barros, de 39 anos, estava trabalhando quando foi surpreendida pelo ataque do procurador. Segundo consta no BO, ele a agrediu primeiro com uma cotovelada na cabeça e continuou com socos no rosto.

As cenas, que ocorreram durante o expediente, foram filmadas por outra funcionária e mostra que Demétrius Oliveira desferiu socos e chutou a colega.

O caso aconteceu na tarde de segunda-feira (20), por volta das 16h50. A agressão teria sido motivada pela abertura de um processo administrativo contra o procurador por conta de sua postura no ambiente de trabalho.