Livro resgata memória de padre militante de esquerda no Ceará

A defesa da democracia, as lutas em prol da justiça social e a militância libertária marcaram a vida do cidadão e sacerdote Haroldo Coelho. Evaldo Lima e Nonato Nogueira são autores da obra do militante cearense.

O livro ¨Padre Haroldo – Uma biografia¨, de autoria de Evaldo Lima e Nonato Nogueira, lançado pela  Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), faz um resgate da história do padre militante de  esquerda no Ceará.  O livro ainda está em formato virtual e é uma parceria do Instituto de Estudos e Pesquisas sobre o Desenvolvimento do Estado do Ceará (Inesp) com a procuradora Especial da Mulher, deputada estadual Augusta Brito.

O autor Evaldo Lima afirma que “preservar a memória do Padre Haroldo é uma missão importante para que sirva de exemplo e inspiração para as lutas do nosso tempo e das novas gerações”. 

A defesa da democracia, as lutas em prol da justiça social e a militância libertária marcaram a vida do cidadão e sacerdote Haroldo Coelho, no Ceará, no Brasil e em países da América Latina. As favelas e os bairros pobres de Fortaleza têm suas histórias marcadas pela atuação do padre e daqueles que foram seus parceiros nas lutas por um mundo melhor.

A obra faz referência a várias passagens da vida do Padre Haroldo: sua militância nas Comunidades Eclesiais de Base e no movimento de educação de base, com o método desenvolvido por Paulo Freire. Também historicia os oito anos que passou refugiado na França, onde estudou Filosofia e Teologia, nos tempos da ditadura militar no Brasil. A narrativa também lembra de sua presença no Pirambu, dando continuidade à obra de Padre Hélio, e à sua ligação com o povo do tradicional bairro, rico de movimentos políticos e culturais.

Para o diretor executivo do Inesp, professor João Milton Cunha de Miranda, a publicação engrandece o parlamento e reforça o papel do Instituto de assessorar a Assembleia Legislativa por meio de pesquisas, monitoramento e acompanhamento das políticas públicas do Estado. “O livro Padre Haroldo – uma biografia é mais uma obra que compõe o diversificado catálogo de publicações do ‘Edições Inesp Digital’ e que, direta ou indiretamente, colaboram para apresentar respostas às questões que afetam a vida do cidadão,” afirma.