PF coleta material orgânico na busca por jornalista e indigenista no Amazonas

O material foi encaminhado para análise pericial pelo Instituto Nacional de Criminalística da PF. Dom Phillips e Bruno Ferreira estão desaparecidos na região do Vale do Javari, no Amazonas, desde domingo (5)

Peritos coletam material na lancha apreendida com suspeito (Foto: PF/Divulgação)

A Polícia Federal (PF) encontrou material orgânico, “aparentemente humano”, no Rio Itaquaí, próximo ao porto de Atalaia do Norte, onde o jornalista inglês Dom Phillips e o indigenista brasileiro Bruno Pereira deveriam ter chegado após uma expedição pela região do Vale do Javari, no Amazonas.

Eles foram vistos pela última vez por volta das 7 horas da manhã do domingo (5) ao deixarem a comunidade ribeirinha São Rafael. De acordo com a União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (Univaja), Bruno Ferreira, funcionário licenciado da Fundação Nacional do Índio (Funai), vinha sofrendo ameaças por atuar na fiscalização de atividades ilegais em terras indígenas.    

A PF do Amazonas, que coordena o comitê de crise, informou que o material orgânico foi encaminhado para análise pericial pelo Instituto Nacional de Criminalística da PF. O mesmo Instituto vai realizar perícia nas amostras de sangue encontradas na embarcação de Amarildo da Costa de Oliveira, 41 anos, conhecido como “Pelado”, cuja prisão temporária já foi decretada nesta quinta-feira (9).

Leia também: Deputados querem acompanhar busca por jornalista e indigenista na Amazônia

Nesta sexta-feira (10), de acordo com o comunicado, houve coleta de materiais genéticos de referência do jornalista em Salvador (BA) e do indigenista em Recife (PE). “Os materiais coletados serão utilizados na análise comparativa com o sangue encontrado na embarcação”, diz a nota.

A PF explicou ainda que, nas últimas 24 horas, a Operação Javari prosseguiu com a busca fluvial e com reconhecimento aéreo na região do Rio Itaquaí, último local em que eles foram vistos.

“Os órgãos federais e estaduais reforçam o compromisso com a elucidação dos fatos e se empenham para que haja o retorno o quanto antes dos senhores Bruno Pereira e Dom Phillips para seus entes queridos”, finaliza a nota.

Bruno Araújo e Dom Phillips (Fotos: Reprodução do Twitter)
Autor